quarta-feira, 10 de março de 2010

Série: Felizes - Bem-aventurados os que choram





"Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados; (Mat. 5:4)".

Por diversas vezes, vivemos experiências que nos levam a chorar, sendo elas boas ou ruins.
Quando Jesus disse: "Bem aventurados os que choram, pois serão consolados", Ele falava de algo natural, mas que tem um grande reflexo no sobrenatural.


É muito fácil identificarmos quando alguém esta chorando, pois imediatamente vemos as lágrimas e, o choro provoca diversas reações em nós. Quando uma pessoa chora, logo queremos saber o motivo. Facilmente achamos que "aconteceu algo de ruim", geralmente o sentimento por esta pessoa é de compaixão, nos compadecemos pelos que choram, mas, Jesus disse que eles seriam consolados.

Qual o significado das palavras de Jesus quando diz: Bem aventurados os que choram, pois serão consolados?A palavra bem aventurado poderia ser trocada pelas palavras: Feliz, Ditoso, Abençoado, e todas elas refletem o estado de um bom relacionamento com Deus. Isso quer dizer que mesmo em dias angustiosos, difíceis, dias de tristeza, etc. Há esperança e consolo para aqueles que estão no Senhor e andam com O Senhor.

O choro atrai o colo!


Assim como um pai tem seu coração movido pelo choro de um filho, o nosso choro atrai o cuidado de Deus. A Bíblia diz que quando o povo clamou (chorou), no Egito, Deus ouviu o seu choro e por isso lhes enviou Moisés. Também a Palavra diz que Daniel se pôs a jejuar, orar e clamar, imediatamente a resposta da parte de Deus foi liberada e enviada, para que Daniel fosse consolado e entendesse o que estava por acontecer.

Existe claro o choro de birra e de manha, o choro de pirraça, mas quando o choro é de arrependimento, de dor, de tristeza, de medo, de solidão, de decepção, e este choro é direcionado para Deus, Ele se comove, Ele se move, Ele move pessoas, Ele nos consola.

Jesus também chorou: João 11:35 Ele não chorou pela morte de Lázaro, porque Ele sabia que iria ressuscitá-lo, mas, chorou porque Ele se deparou com a conseqüência do pecado e com a falta de fé das pessoas que as leva ao desespero. O consolo de Jesus para as irmãs de Lázaro, não foi uma palavra de auto-ajuda, e de conformismo diante da morte, pela saudade do irmão falecido... O Consolo de Jesus foi a ressurreição de Lázaro. O Consolo de Deus pode ser a resposta à tua oração, o consolo de Deus pode ser uma atitude, mas, do que um "consolo humano", com palavras vazias numa tentativa das pessoas entenderem e se conformarem com o pior, mas, com uma atitude que rompe com as impossibilidades, que desata o sobrenatural.

Salmos 30: 5 "O choro pode durar uma noite, mas pela manhã a alegria vem". O choro não vai ficar sem resposta, o clamor vai mover O Braço de Deus. Se é para chorar... Chore mesmo! Chore, no entanto, para quem pode te responder. Perante, quem te ama de verdade. Não chore para o mal que te cerca, mas, pelo medo que te oprime... Chore, mas, chore bem alto, clame com todo o teu pulmão, para Deus, que pode e quer te livrar e salvar. Ah se lembrássemos desta Palavra, nos momentos de angústia e dor, medo e tristeza que tantas vezes nos cercam, poderíamos entre um fôlego e outro, entre um soluço e outro dar um lindo sorriso, porque sabemos que tudo isso vai passar, e que a resposta não tardará.

O Apóstolo Paulo diz que devemos Chorar com os que choram, isso é quase que "Aumentar o Côro", se compadecer junto, se identificar com a necessidade, ou com a tristeza e angústia de alguém, mas, sempre Diante de quem pode Salvar, libertar, curar mudar o destino. A sensação de que tudo é possível, diante das doenças, das notícias ruins, das necessidades que surgem, nos põe a chorar alto e a clamar porque sabemos que O Nosso Redentor Vive. Às vezes diante do choro de alguém, queremos entender, achar razões, explicar racionalmente que isso deve cessar, mas, A Palavra de Deus através de Paulo é: Chore junto! Ser membro do Corpo de Cristo é entre outras tantas coisas, se compadecer pelo sofrimento alheio, assim como se alegrar pela vitória de nossos irmãos.

Que possamos consolar uns aos outros com a Palavra do Nosso Deus:

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. (Ap. 21:4-5)


Lembremos que o nosso Deus é Pai, e o Pai vendo o filho chorar irá consolá-lo, nenhum pai rejeita as lágrimas de um filho, pois está sempre pronto para ouvir, acalmar e escutar, ainda que o filho esteja errado, Ele ouve, corrige e consola, porque o choro para o arrependimento trás vida.Então se espelhe em Jesus, e nunca deixe a posição de filho. Esteja sempre protegido pelo Pai.Felizes os que choram, pois serão consolados.

PASTOR JÚLIO NATAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM






Nenhum comentário:

Postar um comentário