quarta-feira, 26 de maio de 2010

Série Lei e Graça- "Muito mais que escribas e fariseus"


Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar (ANULAR), vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til, jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no Reino dos céus; Aquele que os OBSERVAR e ENSINAR, esse será considerado grande no Reino dos Céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no Reino dos Céus.” (Mt.5:17-20 )

Ainda hoje nos surpreendemos ao ler a Bíblia, porque ela confronta tantas coisas que aprendemos por tradição, mas, que não estão escritas na Palavra e não foram ensinadas por nosso Mestre Jesus Cristo. E aqui um grande exemplo disto.
A Lei e todas as Profecias foram CUMPRIDAS por Jesus e não ANULADAS, CANCELADAS, TORNADAS SEM VALOR. É tão grande esta diferença, quanto os Céus distam da Terra.
A décima letra do Hebraicoo IUD, tem som de “i”, e na Torah, algumas letras recebem sinais (na verdade uma KÉTER – Corôa), e enquanto durarem os Céus e a Terra, a LEI do Eterno jamais passará. Se é Lei, deve ser cumprida, se não deixaria de ser Lei. E O nosso Redentor, YESHUA, a veio cumprir para que, quando deixamos de nos submeter às Leis de Deus, (por alguma razão), tenhamos Diante do Pai um Advogado, que possa dizer por nós: Pai, eu cumpri toda a Lei, por esta ou aquela pessoa, e mesmo assim sofri a condenação do pecado, portanto Pai, perdoe esta pessoa que com arrependimento e confissão de pecados, busca a Tua Face.
É interessante que Jesus não diz que aquele que não cumprir um mandamento será o menor, ou o mínimo no Reino dos Céus, mas, “aquele que violar os mandamentos e ENSINAR aos homens”. Às vezes queremos multiplicar a nossa fraqueza, para que nos sintamos bem ao perceber que todos tem as mesmas debilidades de caráter e de posicionamento Diante de Deus, como se nós pudéssemos nos desculpar na Presença do Pai, pelo fato de todos ao nosso redor pecarem assim como pecamos nós também. Como se disséssemos: “Puxa Deus, porque o Senhor está bravo comigo? Todos fazem a mesma coisa e até pior, porque O Senhor tem que vir cobrar bem de mim?”
O nosso padrão é Jesus e a sua Palavra e não as outras pessoas, pelo contrário, Cristo na nossa vida deve ser o Padrão para os outros e para o mundo. É o não se nivelar por baixo, mas, manifestar Cristo, para que as pessoas busquem a Justiça e a Santidade de Deus.
Da mesma forma, quem OBSERVAR E ENSINAR as Leis será grande no Reino dos Céus, é importante também lembrar que quando falamos no Reino, estamos falando em algo absolutamente Novo, que só se manifestou através de Jesus, porque Israel e todos os sacerdotes e profetas e o povo em geral, esperavam, apenas que o Reino de David, fosse restaurado, mas, O Nosso Deus, inaugurou com o Messias, O Reino que jamais terá fim, e que está hoje dentro de nós. Portanto a observância e ensino das Leis, não são para o passado e sim para o futuro.
Quando Jesus exorta dizendo ai daqueles que retirarem ou acrescentarem coisas à Palavra de Deus nos revela que TODA A VERDADE, está contida em Sua Palavra e portanto não pode ser MENOSPREZADA, RETALHADA ou PROFANADA nas mãos de homens.
Portanto, não é suficiente a tentativa e ostentação da observância da leis e costumes; (sabemos que é impossível para um homem cumprir todas as leis, já que em nós reside o pecado desde Adão), para isto os fariseus serviam muito bem; interrogavam o Mestre, por se acharem justos aos próprios olhos. É disto que O Nosso Rei falava: A Justiça aos nossos olhos é totalmente diferente da Justiça de Deus.
Muitas vezes inventamos dogmas, leis, usos e costumes, ou suprimimos coisas preciosas de Deus, pois dizemos que isso não se aplica mais aos nossos dias, e ensinamos aos outros, como se fôssemos detentores da Verdade e da Revelação de Deus. Geralmente quem age assim é Praticante (PELO MENOS AOS OLHOS DOS OUTROS), do que ensina, e como conseqüência, Juiz de seus semelhantes no tocante a estas coisas... E esta Justiça humana, tendenciosa, apartada de Deus, que vê pelo prisma das debilidades do homem e não pela Grandeza de Deus, é trapo de imundícia Diante do Todo Poderoso.


Entendamos a metodologia de Jesus.
Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pois sou um pecador! (Lc. 18:9-13)

Jesus disse que o Publicano desceu JUSTIFICADO para a Sua Casa. Porque, este buscou a JUSTIÇA de Deus e não apresentou a “sua justiça própria”, como o fariseu.
É interessante pensar que o fariseu (talvez) falava a verdade sobre as coisas que ele fazia, porém não disse nada do que deixou de fazer, ou do que fez de forma errada. Para um e para o outro, Cristo veio, para suprir as necessidades de um e para superabundar de Graça sobre o outro. Qual de nós pode se apresentar Diante de Deus, com sua própria justiça?
Âquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5:21)

PORQUE todo O QUE SE EXALTA será HUMILHADO; Mas o que se HUMILHA será EXALTADO. Lc.18:9-14

Parece que ficou mais fácil hoje, pois Jesus cumpriu toda a Lei e as Profecias. Muitos ensinam isto, e a verdade é justamente o contrário disto. Já que aqueles que viviam pela Lei, não possuíam o Espírito Santo, eles viviam por aquilo que estava escrito, mas, hoje, vivemos por Cristo que habita em nós através do Seu Espírito.

Se a nossa JUSTIÇA (O que apresentamos diante do JUIZ DE TODA A TERRA), não exceder E MUITO, a Justiça (os argumentos, e atitudes) dos Escribas e Fariseus... NUNCA ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS!

(Em outras palavras) – Se não nos apresentarmos Diante de Deus, através do Sangue de Jesus, humilhados e quebrantados dizendo: “Têm misericórdia de mim, pois sou pecador!”, mas, nos apresentarmos dizendo o que fazemos ou fizemos, e os talentos que temos e o quanto somos zelosos nisto ou naquilo, muito melhor do que tais e tais pessoas... Nunca aproveitaremos DA MISERICÓRDIA DE DEUS.

Sejamos, portanto submissos ao Senhor desprezando e renegando todo espírito farisaico de nossa alma que luta contra o espírito.

Identifique onde este espírito tem infiltrado no nosso caminhar e dê um basta, declarando:
Senhor Jesus, entrego o meu caminho (minha vida, meu caráter a Ti) confio em Ti e o mais, Amado Meu, tudo será feito e Tu fará sobressair a Tua Justiça como a luz (na minha vida, família, igreja, no Teu chamado para mim, no Teu Reino) e o Teu Direito como o sol do meio dia.


Profetiza Nádia Borovik
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário