quarta-feira, 23 de junho de 2010

Série Lei e Graça- "Dê a outra face"



“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; se alguém quiser demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa; se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. (Mateus 5:38 a 42)”.

Neste texto Jesus nos ensina sobre duas coisas:
1º - Justiça própria e vingança;
2º - Orgulho ferido, ponto de honra e falta de perdão;

Estamos acostumados a nos justificar, a nos defender, a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, desprezo com desprezo, mal com mal. Damos aos homens o que recebemos dos homens. Mas não deveríamos dar aos homens aquilo que recebemos de Deus?
Jesus nos ensina um princípio neste texto de não querer se "vingar" desejando mal ao nosso próximo, buscando nossa própria justiça. Mas sim, que devemos andar no caminho do perdão.
Todos nós passamos por situações que nos magoam, entristecem, que nos fazem sofrer e que ferem profundamente. E o que fazemos quando isso ocorre? Revidamos. Guardamos um sentimento de vingança para que na primeira oportunidade, possamos ferir quem nos feriu.
Mas o que temos aprendido com nosso mestre, Jesus Cristo?

Romanos 12 :17 a 21 “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

I Pedro 3:9 “não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.”

Jesus ensina aos discípulos:

Lucas 6: 27 a 36 “Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.” Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses. E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E, se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”

Jesus nos ensina a retribuir com amor todo o mal que recebemos, nos ensina a perdoar mesmo se estivermos com a razão. A amar aquele, que todos os dias nos olha ou nos trata com desprezo, aquele que não retribui o bem que fazemos.
Precisamos ser curados do nosso orgulho. Superar o mal que nos fizeram, por amor a Deus. Ultrapassar o bloqueio que colocamos em nós mesmos de que não podemos ceder pois isso é sinal de fraqueza. Não!!! Isso não é sinal de fraqueza e sim de amor.
Devemos oferecer muito além do que aquilo que nos pediram, nos antecipando à necessidade do próximo.
Precisamos restaurar relacionamentos dando a outra face, isto é, mudando de atitude.

Efésios 4:32 “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Colossenses 3: 13 “suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

O caminho para a cura da nossa alma é o perdão. Amor é atitude e não palavras bonitas.

Demonstre o amor de Deus para com as pessoas através de sua atitude, de dar o primeiro passo para a reconciliação, que a generosidade parta de você.
Mostre para as pessoas que você as ama não porque é obrigado por Deus a amar mas sim porque você escolheu amá-las.
Cristo escolheu nos amar. Ele nos perdoa sempre. Diversas vezes por dia.
Que sejamos como o nosso Deus, amando e perdoando o próximo.


Pastora Valdirene R. Burry
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário