quarta-feira, 2 de junho de 2010

Série Lei e Graça- "Não Matarás"


“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. (Mateus 5:21-26)”.

Ao lermos o texto percebemos que Jesus destaca um dos mandamentos da Lei , dado por DEUS ao seu povo e o eleva a uma condição de não cumprimento. Jesus não escolheu de forma aleatória, escolheu um mandamento concreto, que nos permite facilmente dizer: Nunca matei ninguém, logo sou cumpridor deste mandamento.
Jesus, porém nos diz que não podemos cumprir a lei nem em sua extensão, nem em sua profundidade. Ele nos dá uma nova dimensão da palavra estendendo seu sentido para além da ação concreta (matar) . Qual de nós em algum momento não se encolerizou (sentiu raiva) ou ofendeu a outro? Desta forma, nenhum de nós pode afirmar ser cumpridor da lei uma vez que não podemos cumpri-la. Não podemos nos colocar na condição de Juízes de nossos irmãos ou de nós mesmos. Estamos todos na mesma condição de pecadores diante de Deus. Estamos todos em falta com ELE. Jesus nos mostra como somos DEPENDENTES DE DEUS.


SOMOS DEPENDENTES – Ser dependente é NÃO poder VIVER sem a presença de alguém. Aquele que depende precisa ser alimentado, cuidado, orientado, suas necessidades precisam ser satisfeitas. Aquele que depende não consegue tomar decisões sozinho, a todo tempo busca apoio e direção, vive em OBEDIÊNCIA.
Assim, devemos ser com DEUS, como crianças que se espelham em seus pais e que os imitam em tudo o que fazem. Certos de que a provisão, orientação, cuidado, correção e tudo o que precisamos para termos VIDA, virá no tempo e na medida certa.


“Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele (Marcos 10: 15)”
“Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação (I Pedro 2:2)”

Portanto, não estamos livres do cumprimento da palavra, visto ser ela alimento, correção, cuidado orientação e poder de DEUS para nossa VIDA .

“Passará o céu e a terra, mas minhas palavras não hão de passar (Lucas 21:33)”
“Gravai estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, atai-as por sinal em vossas mãos, e ponde-as como faixas em vossos olhos (DT 11:18)”

Uma vez que somos chamados a sermos dependentes de DEUS, também somos chamados a andar em obediência, observando toda orientação de DEUS (palavra).
Resumindo: Por nós mesmos não conseguimos cumprir a lei (DEPENDÊNCIA) – Só somos dependentes se cumprimos a Lei (OBEDIÊNCIA). Quem pode solucionar esta equação???

JESUS CRISTO
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo , e pelo pecado a morte, assim também a morte, passou a todos os homens porque todos pecaram (Rm 5:12)”
“Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Pois se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos. (Rm 5:15)”
“Pois se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só Jesus Cristo.( Rm 5:17)”

A ofensa mata. Pela ofensa de um (Adão) o pecado e a morte entraram no mundo.
A Graça (dom gratuito) de DEUS através de Jesus Cristo, nos dá a vida eterna.

Jesus conclui dizendo: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti. Deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-se com teu irmão, depois vêm e apresenta a tua oferta. Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao Juiz, o juiz ao oficial de Justiça, e te recolham à prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo (Mat. 5:23-26)”.
Jesus nos dá a oportunidade de, no caso de pecarmos, nos ARREPENDERMOS e com arrependimento genuíno, nos reconciliarmos com Ele e com contra quem pecamos, desta forma nossos pecados são apagados (AT 3:19) e a equação está completa...

DEPENDÊNCIA = OBEDIÊNCIA + ARREPENDIMENTO

Pastor Otávio Roberto Gama Burry
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário