quinta-feira, 17 de junho de 2010

Série: Lei e Graça - "Sim, sim e não, não!"




“Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. (Mateus 5: 33-37)”

No passado, antes de Jesus Cristo, as pessoas faziam votos a Deus, e simplesmente os descumpriam. No alvo de continuar manifestando o Espírito da Lei, que é o Espírito da Graça (O Espírito Santo de Deus), O Nosso Amado Jesus, revela que o que está no coração de Deus, é que as pessoas tenham um comportamento de integridade para com Ele, e não de aparências, e não no que vai trazer “IBOPE” diante dos homens. Deus quer que sejamos absolutamente simples em dizer coisas que vamos confirmar com nossas atitudes, e também manifestarmos com nossas atitudes aquilo que reprovamos.
Num país tão carente de bons exemplos, nós cristãos devemos manter firme a palavra da verdade, por isto quando dissermos sim, que seja verdadeiramente sim, quando dissermos não, que já verdadeiramente não. Deus nos faz pensar em quantas vezes poderíamos ter dito não e dissemos sim, ou quantas vezes poderíamos ter dito sim e dissemos não. Deus valoriza a palavra, por isto Ele cumpre tudo quanto fala. “O Senhor vela pela Sua palavra para que se cumpra.(Jeremias 1:12)” O nosso procedimento, as nossas atitudes vão demonstrar se o que tem saído de nossa boca é sim, sim; não, não, ou seja, se de fato temos cumprido ou não aquilo que falamos e pregamos.
Humildade e honestidade são bases fundamentais para uma pessoa que vive a verdade, e que vai até as últimas conseqüências para que ela prevaleça. Humildade fala de pessoas quebrantadas que se movem na direção de Deus em submissão e obediência, e que por conta disto fazem somente o que é correto. Honestidade fala de caráter, só uma pessoa que tem a mente de Cristo, o caráter do Senhor Jesus poderá sempre e em qualquer situação se manter firme nos propósitos de Deus e falar somente o que Ele quer que falemos. Vamos ver o que diz o salmista a este respeito: “SL 116:14 - Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.”
Sabe o que Jesus estava querendo ensinar ali sentado com aquela multidão com relação a dizer Sim, sim; não, não? É que não existe meio termo, ou é, ou não é. Se observarmos a parábola das dez virgens iremos entender melhor o que Jesus disse, pois cinco delas eram Sim, sim; não, não, as outras não tinham a mesma firmeza e para elas a porta se fechou. A Bíblia é muito clara que tudo quanto dissermos será pesado numa balança. Todos os sim serão pesados, todos os não serão pesados. Diante de Deus nada ficará impune, sejamos sinceros em todo nosso proceder.
Aparência - é fácil manter a aparência diante dos homens; levantar mãos, cantar, mostrar algo que não vivemos de verdade, mas diante do nosso Deus nada fica encoberto. Por isso, devemos fazer o que é correto por amor e temor a Deus e não para mostrarmos aos homens.
Há uma passagem no Livro de Atos dos Apóstolos que alguns filhos de uma pessoa importante, querem expulsar um demônio em nome de Jesus Cristo, a quem o Apóstolo Paulo pregava. O demônio disse a eles: “Eu conheço a Jesus Cristo, e sei quem é Paulo, mas, e vocês? Quem são?” e imediatamente arremeteu-se contra aqueles moços que saíram todos muito machucados e nus, de tanto que apanharam do espírito demoníaco. O ponto é: Como obteremos autoridade no mundo espiritual se nem nossos filhos acreditam em nossa palavra. Se o que falamos Sim, pode ser entendido como não. Se não há vida por trás da palavra?
Jesus, é O MESMO HOJE, como foi no passado e será o MESMO ETERNAMENTE, e assim como Ele confrontou as multidões, e a seus discípulos há dois mil anos, hoje, nos confronta, a honrarmos mais o mesmo instrumento que foi usado para criar o UNIVERSO, o poder da PALAVRA.
Como fomos feitos à Imagem e Semelhança de Deus temos o poder de gerar vida e de matar, mas, nossa irresponsabilidade com este poder, têm atrofiado nossa autoridade espiritual e a nossa capacidade de Manifestar Deus neste mundo. Hoje é dia de arrependimento! Hoje é dia de pedirmos O Sabão de Deus, para a nossa língua, e de fazermos um importante compromisso com Deus e conosco mesmo a respeito da nossa boca. Isso certamente é sobrenatural, precisamos DELE, para mudar, mas, bem que poderíamos usar nossas bocas, para confessar a ELE, que precisamos desesperadamente de um toque SEU, em nossas línguas, e principalmente em nosso coração.
O falar sim; sim e não; não - É na verdade um estilo de vida, um posicionamento que demonstramos com as nossas atitudes. Seja, porém, o NOSSO falar: Sim, Sim e Não, Não. Vamos usar a nossa boca e a nossa Vida para a Glória de Deus.

Pastor Antonio Baia
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Um comentário:

  1. Tenho participado dos encontros no lar da irmã
    Helena aos domingos de manhã e aprendido muito c/ Pastor Antonio Baia, a forma c/a qual nos recebe e dividi a palavra de Deus conosco é maravilhosa, encontramos a presença do Espirito Santo neste local. Devemos orar por este ministério. irmã VAL

    ResponderExcluir