quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Série: "As parábolas de Jesus" - A parábola do bom samaritano


“E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu? Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.” (Lucas 10:25-37)


Conheçamos e Prossigamos em conhecer o Senhor. Como a alva, a sua vinda é certa. E Ele descerá sobre nós como chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)
Somos verdadeiramente privilegiados, inscritos no livro da vida e aliançados com o Pai, Filho e Espírito Santo. Compromissados e responsáveis em levar o Evangelho a toda criatura até os confins da terra.
Desde os tempos antigos muitos profetas comunicavam-se através de enigmas, alegorias e parábolas.Todas estas coisas disse Jesus as multidões por parábolas e também, sem parábolas, e nada lhes dizia: Para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do Profeta.
Abrirei em parábolas a minha boca, publicarei coisas ocultas e desde a criação do mundo ouvireis a voz profética (Mt.13:34,35).

Neste tempo de dias difíceis, frustrações, impiedades, perseguições, adversidades, como você e eu temos escutado e entendido a voz dos profetas no qual vivemos e vivenciamos?
Jesus Cristo não mudou! Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente e quer nos enviar, nos usar para que exalemos o bom perfume de Cristo neste Tempo, nesta Terra até seus confins.

Vejamos na Parábola do Bom Samaritano alguns confrontos:

Jesus confrontou os interpretes da Lei com humildade, sabedoria, paciência e especialmente discernimento, pois já sabia qual intuito deles para por o Mestre em prova. Ele simplesmente perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? (Lc.10:25,26).
Observe a atitude de Jesus, Ele não chamou o apóstolo, irmãos intercessores, não explicou, simplesmente se manteve firme, ligado ao Pai, aguardando em espírito a atitude correta no momento oportuno. A comunhão de Jesus era direta com o Aba!
Em situações de confronto, adversidades, falatórios, situações financeiras, qual tem sido o teu e o meu comportamento, nestes dias, neste Tempo Profético e Apostólico? PENSE NISTO!
Diante de situações difíceis Jesus ouvia e obedecia ao Pai, agia segundo a vontade de Deus! Aleluia! Ouça ao Senhor e a tua atitude fará toda a diferença.
Jesus ouviu!!! E soube distinguir entre as pessoas de boa fé que queriam APRENDER, e outras que, estavam como interpretes da Lei apenas...

“Depois disto Ouvia Voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?Disse eu: Eis-me aqui envia-me a mim. Então disse Ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi, e não entendais, vede mas não percebais.Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhes os olhos para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos, e a entender com o coração, e se Converta e seja Salvo”.

Ai Ai Ai que exortação! Será que é somente para aqueles que ainda não conhecem o Senhor? Não amados é primeiro para nós os escolhidos de Deus para a obra do Tempo do Fim.
O que fazer? ARREPENDEI-VOS com o coração contrito, choro e em adoração, pois Ele é o Único Digno de toda Adoração Honra e Gloria “O Leão da Tribo de Judá.”
Jesus adotou este Sistema Incompreensível para os descrentes, mas fácil cheio de amor para os crentes cf. (Mt:13:11-16).
“Bem aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos porque ouvem. (Mt.13:16)

O Bom Samaritano nos ensina que:

1) Religiosidade não significa bondade;

2) “Nosso Próximo” pode ser alguém fora do nosso grupo, raça ou religião;

3) O Amor Real requer sacrifício como CRISTO demonstrou em Rm.5:8;

(Rm. 5:8) “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”


Profetizemos e Declaremos: Amamos o Senhor nosso Deus de todo nosso coração, de toda nossa alma, de todas nossas forças e de todo nosso entendimento; E amamos o nosso próximo como a nós mesmos. E assim faremos e viveremos para a Glória de Deus. Lc.10:27,28

“Portanto Celebremos com Jubilo ao Senhor todas as terras. Servimos ao Senhor com alegria; Apresentemo-nos diante dele com cânticos. Sabemos que o Senhor é Deus foi Ele quem nos fez e dele somos. Somos o seu povo, o rebanho do seu pastoreio! Entramos por suas portas com Ações de Graça, e nos átrios com hinos de louvor.
Porque o Senhor é bom, e a sua Misericórdia dura para sempre; E de geração em geração a sua fidelidade.”(Sl.100)

P E R D O E M O S-NOS! M A R C H E M O S! A V A N C E M O S P A R A O ALVO!

Pois até aqui tem o Senhor nos ajudado por isso estamos felizes (Bem Aventurados)!

R E S S U R E T O S no Senhor declaramos: Com efeito grandes coisas fez o Senhor por nós (somos o samaritano)
Por isso estamos alegres!!! (Sl.126:3)

Profetiza Nádia Borovik
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário