quarta-feira, 20 de abril de 2011

Série Saúde - Saúde nos relacionamentos



Os relacionamentos desenvolvidos no decorrer da nossa vida são imprescindíveis para nossa sobrevivência. E eles iniciam desde o ventre materno. É importante para o bebê ouvir a voz de seus pais. De alguma forma ele vai corresponder à tentativa de relacionamento de seus pais com ele, e que, normalmente vem através de alguns “chutes”. Lá dentro ele se sente tão à vontade, que dorme , se espreguiça, vira para todos os lados. A partir daí sempre nos relacionaremos: com os pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho, professores, na fila do banco, chefes, na rua... Mas, sempre estaremos à vontade como quando estávamos na barriga da nossa mãe? Não. Não dá pra se espreguiçar na frente do patrão, por exemplo. Mas eu posso fazer com que o ambiente seja confortável.


Ao passar por uma ministração de cura interior alguém disse : “Ao sair da barriga da sua mãe , Jesus estava lá”. Creio verdadeiramente nisto. Ele estava lá no dia em que nascemos, pois já queria se relacionar, criar um vínculo de amizade e de amor conosco. O Senhor também gosta de relacionar-se com as pessoas. Foi Ele quem inventou isso: a conversa, o diálogo, a troca de experiências, o prazer da companhia, o rir e o chorar por causa do outro, esperar até que o outro entenda ceder seu espaço, abrir mão.
Cada pessoa é responsável por criar e manter vínculos com as pessoas à sua volta. Muitos sofrem pois se sentem sozinhos e esquecidos, ou acham que não são compreendidos no meio em que vivem. Mas o que fazem para manter ou criar relacionamentos?


Uma criança, almoçando com sua mãe em um restaurante disse: “Vou fazer mais um amigo”. E, simplesmente foi à mesa ao lado da sua e começou uma conversa com o rapaz que ali estava sentado. Eles convesaram, riram , trocaram experiências. E esta mesma criança me disse: “Eu sei fazer amigos”. Detalhe, ele só tem 5 anos. Acho que ele nem se preocupou se receberia atenção daquela pessoa com quem “puxou” conversa, mas ele simplesmente tentou e conseguiu.



Não são apenas novos relacionamentos quer precisam de atenção e estratégias para serem iniciados, mas os antigos também. Os relacionamentos que temos em nossos lares, e locais de trabalho, escola, faculdade, igreja devem ser encarados como um desafio de serem mantidos pois sabemos que há o dia-a-dia com sua rotina, opiniões diferentes, educação que se recebeu de maneiras diferentes, e, é aí onde normalmente se iniciam os conflitos e a vontade de ter sua posição e opinião como certas e estabelecidas.



As regrinhas aprendidas na infância valem bastante, tais como: por favor, com licença, muito obrigado, você primeiro...



Diferenças são difíceis de serem aceitas e adequadas. Mas sendo ministrados sobre o Fruto do Espírito vemos que sim , é difícil, mas é necessário a prática. Só se manifesta a alegria, acreditando que independente da situação você é feliz pois Jesus está ao nosso lado. Só se manifesta o amor, amando. Só se manifesta a paz , sendo um pacificador e crendo que a paz que excede todo entendimento guarda nossa mente e coração em Cristo. Só se manifesta a benignidade e bondade, sendo misericordioso e bom, fazendo para o outro o que se faria para sí mesmo. Só se manifesta a fidelidade no relacionamento. Só se manifesta a mansidão nos momentos de conflitos. Só se manisfesta o domínio próprio nos momentos de provas, tentações, dificuldades.



Há palavras que pesam uma tonelada no coração de quem a recebeu e há olhares que são como punhais. De outra forma, há palavras que trazem tanta paz e alívio e olhares que nos motivam a continuar. Não somos só você e eu que precisamos de amor e incentivo, mas todos a nossa volta. Não sejamos os que jogam água fria no sonho do outro, ou aquele que parece que só aprendeu a criticar. É necessário alertar, corrigir e criticar mas, tudo isso é possível ser feito com amor. Aprenda a falar coisas doces também.



Há casais sofrendo, filhos e pais se mal tratando, chefes humilhando seus subordinados, vizinhos que se odeiam, os servos de Deus que não falam com seu Senhor.
O Senhor nos ensinou como fazer. Amar, abrir mão, dar mais importância para o outro.



Normalmente, quando vamos ao médico em busca de cura para um problema de saúde, não fazemos exatamente o que o médico receita. Se ele manda tomarmos uma caixa de comprimidos, tomamos apenas metade pois já nos sentimos bem. Se ele manda nos abstermos de certas comidas, achamos que é bobagem, afinal, gordura em excesso, não faz tão mal assim. O Senhor nos tem dado as doses diárias de vitaminas para que nossa saúde espiritual fique perfeita. Assim, Ele nos dá a medida para que os nossos relacionamentos, seja em qual grau for, marido e esposa, pais e filhos, patrões e empregados , irmãos, .... sejam saudáveis. Para isso, manifestemos o Fruto do Espírito.




"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. João 15:12




Pra. Ester Fernandes
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário