quinta-feira, 12 de maio de 2011

Série Saúde - Saúde na educação

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”.(Mateus 5:18, 19)

A palavra educação refere-se ao conjunto de normas pedagógicas que servem para o desenvolvimento geral de um indivíduo. Isto é, tudo que é ensinado para uma pessoa vai servir de base para comportamentos e reações que ela terá no decorrer de sua vida.
Um exemplo simples que podemos usar são os nossos filhos que vão à escola porque precisam se desenvolver intelectualmente, e lá existe uma didática que é desenvolvida, aperfeiçoada e muitas vezes adaptada com a necessidade de cada criança. Todos nós queremos que os nossos filhos tenham um bom desenvolvimento nos seus estudos, queremos que estejam em uma escola boa, com bons professores, porque isto certamente fará diferença no futuro dos nossos filhos.
Pois é, o cristão também precisa se desenvolver como tal. Assim como uma criança precisa aprender a ler, nós precisamos aprender qual é a vontade de Jesus Cristo para a nossa “educação”. É isto mesmo, educação cristã, não estou falando em estudarmos em uma escola por princípios, estou falando em termos e também ensinarmos princípios cristãos.
Esta educação também pode ser chamada de cultura cristã. Cultura é tudo aquilo que cultivamos e zelamos. São os nossos costumes, nossos princípios, a forma como nos comportamos diante de situações.
Existe uma cultura do mundo e existe uma cultura dos céus. Elas podem estar expressas de várias formas:
• Da forma que nos vestimos;
• Na música que ouvimos;
• Na maneira que falamos;
• Nas pessoas com quem nos relacionamos;

O Diabo tenta a todo custo introduzir na cultura cristã distorções da cultura do mundo, e muitas vezes com sucesso. Coisas que parecem comuns aos olhos do mundo, na maioria das vezes são armadilhas do inimigo que nos desviam do formato original de algo dado por Deus.
Para ser mais claro. O coelhinho da páscoa, o papai Noel são exemplos de paganismos que convivemos ano a ano.
A solução: deixar Cristo entrar realmente nas nossas mentes e fazer a transformação, quando permitimos que isto aconteça aquilo que é verdadeiro e valoroso começa a ter sentido em nós.
Nós não vamos para o inferno porque comemos um ovo da páscoa, mas devemos ensinar aos nossos filhos que este ovo de chocolate não representa em nada o livramento que o Senhor deu para o Seu povo no Egito, ou a salvação que Ele nos deu através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Irmãos a Palavra de Deus nos educa e nos capacita a educar. Precisamos do Espírito Santo para interpretar cada i ou cada til que está na lei, Jesus nos promete que quando ensinamos ou educamos a outros com a lei ou a cultura do Senhor seremos chamados grandes no Reino dos Céus.
Seremos grandes se pregarmos e vivermos a Jesus e os seus ensinos e educação.
Para terminar meditemos nesta ordem que Deus dá para aqueles que não estão mais no Egito, mas vão entrar na terra prometida.

Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos. Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus”. (Levítico 18:1-4)


Pedro Santos, mestre
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário