quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Série: As cartas de Amor de Jesus – Pouco Poder e Fidelidade à Palavra



“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz O que é Santo, O que é Verdadeiro, O que tem a chave de Davi; O que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”  (Ap 3:7-13)



As cartas de Apocalipse são revelações de Jesus e a forma d´Ele revelar-se manifesta como seremos cobrados por Ele, que é o Único Deus.

Lendo esta carta de amor de Jesus para a igreja de Filadélfia (Ap 3:7-13), vemos que Cristo revela-se como Aquele que detém o poder, pois Ele é Aquele que está com as Chaves nas mãos:

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar;

Quem têm as chaves pode abrir e fechar as portas, assim controla quem pode e quem não pode passar de um lugar para o outro, quem pode ou não falar ou encontrar alguém. Assim como foi com Eliaquim (Mordomo do Rei Ezequias, e que era uma figura de Jesus – O último Adão, aquele que fez a Vontade do Rei) e por isso recebeu as Chaves que no passado foram de um outro mordomo infiel (figura de Adão e de todos os homens que pecaram).

“E será naquele dia que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias;

E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.” (Is 22:20-22)

Eliaquim tendo as chaves nas mãos era o responsável por permitir ou não que alguém falasse com o Rei. Quem possui as chaves, detém poder e autoridade

Jesus tem a chave de Davi, então só Ele pode abrir a porta para entrarmos e contemplarmos O Pai. Jesus compartilhou com Pedro a chaves dos céus (Mt 16:19), demonstrando que Ele pode dar as chaves a quem Ele quiser, pessoas que como Pedro realmente possuem uma revelação de Deus de quem Ele é.

Tudo isso... Todo este Poder, é dado, é oferecido à uma Igreja que não recebe repreensões, mas, no entanto quando Ele a vê diz:.

“; tendo pouco poder, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”

Atualmente vemos em todos os canais, outdoores, etc... muitas pessoas tentando demonstrar a manifestação do Poder de Deus através de curas, milagres, "bênçãos financeiras", etc.

Claro que Deus tem todo o Poder e quer nos abençoar grandemente, porém precisamos entender que não é só o PODER, mas é muito mais do que isso, é conhecer o Verdadeiro e Único que é Todo Poderoso, o que tem as chaves que abre as portas e ninguém pode fechar, entendo com isso que quando buscamos conhecer mais e mais a palavra, a verdade, que é Jesus, as curas e bênçãos nos alcançarão, entendem? "Misericórdia e bondade nos seguirão, todos os dias das nossas vidas".

Jesus disse aos seus discípulos pouco antes de ser crucificado:

“Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” João 6:26

Esta é uma palavra de crítica severa de Jesus, à uma geração que se beneficiava de seu poder, comendo pão e vivendo milagres, mas, que não reconhecia através destes sinais miraculosos que realmente Ele era o Messias.

Realmente as manifestações miraculosas (ainda que verdadeiras), atraem multidões, mas, é necessário notar, quantos de fato o reconhecem como Senhor, não negam O Seu Nome e zelam por sua Palavra. Para este tipo de pessoa, não para os que contam que fazem ou que recebem sinais miraculosos, mas, para estes “Há uma porta aberta que ninguém pode fechar.”

Mas não é atrás de manifestações e profecias que devemos seguir, devemos seguir atrás do que é o Todo Poderoso, do que tem as chaves que abre e ninguém fecha!

Precisamos entender que os milagres sem conhecer O que os realiza é vazio, afinal não adianta ser curado de câncer e viver mais alguns anos aqui nessa terra e ir para o inferno o resto da eternidade.

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Guardar o que temos, já vimos isso na semana anterior, o que temos de mais precioso é o nosso conhecimento da Verdade que liberta,, saber exatamente o que virá para que não sejamos enganados como o mundo será.

Nada pode tomar a nossa coroa, quem conhece a palavra, saberá exatamente quando os sinais estarão cumpridos e não serão pegos de surpresa.

Claro que temos sim que buscar a manifestação do Poder de Deus em nosso meio sempre, afinal a palavra diz que "temos pouco poder", mas vocês podem imaginar na proporção de Deus o que é pouco poder ??? (Ele não diz que não temos poder, e sim que temos pouco poder)

Penso que pouco poder é quando não vemos todos os dias em todos os cultos: os mortos ressuscitarem, os cegos enxergarem, os aleijados andarem, os demônios serem expulsos, quando não temos poder pra colocar como autoridade em nossa nação pessoas que conhecem o evangelho, quando não conseguimos entrar num hospital e apenas com nossa sombra os doentes levantarem, etc..

GLORIA A DEUS, pois nossa Igreja tem manifestado poder sim, vemos muitas vezes pessoas serem curadas de câncer, serem libertas, serem transformadas, afinal "todo 2º domingo do mês" temos tantas ofertas de gratidão ao nosso Deus. Isso é Graças a Sua bondade e misericórdia que é manifesta em nosso meio. Mas nós, nossa Igreja (falo aqui da nossa Igreja mesmo "Betlehem") temos muito mais do que só ver manifestado o Poder, temos caminhado para conhecer a palavra, temos aprendido a guardá-la porque Ele diz que vem sem demora, que bom se Ele voltasse agora, pois não estamos aqui reunidos para ver apenas curas e milagres, mas estamos aqui para conhecer o Autor do verdadeiro Poder!

Ganhamos vidas, não só por manifestação de poder e sim pelo amor do que é Todo Poderoso.

“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Que o Senhor manifeste o Seu poder em nosso meio porque se for manifesto "pouco" já seria o bastante pra nós!!!



Renato e Soraia, Corpo Pastoral      

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário