quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Série: As cartas de Amor de Jesus – Sedução e Manipulação



Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
(Ap. 2:18-29)


Jesus para esta Igreja aparece com os “pés semelhantes ao bronze polido” – Pés falam de Autoridade e de Domínio. Também se revela como Aquele que tem os “Olhos como labaredas de fogo” – Vê tudo. Ele vê tudo e tem domínio sobre tudo!


Na correção à esta igreja, cita o nome de uma mulher que casou-se com o Rei de Israel, e era a sacerdotisa de um demônio chamado “Rainha dos Céus”, e que manipulava seu marido chamado Acabe, para que ele fizesse a sua Vontade, e como era uma serva das trevas, a Vontade desde espírito que ela servia fosse feita no meio do povo de Deus. Quais as armas que ela usava: Sedução e Manipulação.


Jesus claramente diz que assim como no passado aquela mulher (JEZABEL), dava lugar a este espírito, a Igreja de Tiatira, tem permitido a manipulação deste espírito através de mulheres e (homens também), que com pressão, intimidação e violência, ou com “caras e bocas”, “biquinhos e carinhas tristes”, manipulam as pessoas, que seduzidas por estes pobres agentes deste espírito, fazem a sua Vontade, que indubitavelmente acaba gerando pessoas sem compromisso com Deus e com a Igreja de Cristo (os irmãos, O Corpo), amigas do Mundo e das paixões mundanas, corrompidas na sua maneira de enxergar o Evangelho como a Verdade de Cristo para as nossas vidas e tendenciosas a um tipo de relacionamento religioso, que é muito mais simpático aos olhos humanos, do que aos Olhos de Deus.


Gostaria de chamar a nossa consciência a algo dito pelo Mestre Jesus a esta Igreja: Tiatira, onde lemos: “toleram”, possamos entender: eu e você.


A palavra tolerar quer dizer :  1. Sofrer o que não deveríamos permitir ou o que não nos atrevemos a impedir. 2. Consentir; permitir; deixar passar.


Ou seja, nós estamos deixando passar muitas coisas, permitindo e consequentemente sofrendo, por que não nos atrevemos a impedi-la.


Quando leio e medito em tudo isso, entendo que uma das maiores artimanhas deste demônio que tem nos afrontado, é a conformidade em tolerarmos atitudes e posicionamentos que comandados por Jezabel, nos levam logo ali, ao erro, ao pecado, e a queda, nos fazendo recuar ou desistir do que Deus tem para cada um.


Não podemos nos esquecer que, este inimigo é especialista em “matar profetas”, entenda profeta como Aqueles que são A Autoridade de Deus, para manifestar a Vontade de Deus. E para se matar um profeta, hoje em dia não é mais necessário chegar às “vias de fato”, basta desencorajá-lo, colocá-lo na sua “folha de pagamentos”, ou ganhá-lo através do pecado, imoralidade e depois acusação... Que o profeta fica quietinho, com medo de denunciar e ser denunciado na sua prevaricação e na sua prostituição.


Mas, este espírito não odeia só Profetas. Odeia todo e qualquer tipo de Autoridade. Porque desde o primeiro homem, Satanás atacou a mulher e esta, levou Adão a pecar com ela (Deus cobrou a Adão, porque ele era o responsável), Deus coloca como uma condição de Maldição, a Mulher ser DOMINADA pelo homem, estar debaixo da Autoridade do homem. Todo o sistema atual em que as mulheres ganharam pé de igualdade com os homens no mundo dos negócios, e muitas vezes tornam-se as provedoras das casas e as sacerdotisas do lar, é um sistema diabólico, gerado por este espírito, que em Apocalipse chama de JEZABEL!


Este espírito, odeia Autoridades. Odeia maridos, odeia casamentos, odeia a Paz, odeia submissão, odeia filhos, odeia santidade, odeia adoração ao Deus Único e Verdadeiro, odeia tudo o que Deus ama.


E NÓS NÃO TOLERAMOS MAIS ESTA MALDITA JEZABEL NO NOSSO MEIO!


A sutileza na atuação deste demônio, faz com que as nossas atitudes (deformadas por tolerarmos muitas coisas) nos levem a praticar coisas citadas por Jesus que são intoleráveis:


Como o adultério: Não propriamente dito a violação da fidelidade conjugal, mas o adultério de conceito, princípios e da própria palavra.  Afinal de contas uma falsificação ou a violação de algo é adultério. Mas, que ninguém se engane, porque o Adultério e todo tipo de imoralidade surgem primeiro no coração, pelo afastamento de Deus e de sua Palavra.


Comerem coisas sacrificadas a ídolos: Entendo que Jesus não esteja falando aqui somente do alimento físico que ingerimos, mas de outras coisas que temos nos alimentado. O que temos ouvido, o que temos visto o que estamos deixando entrar em nossas casas, igrejas, etc. A prática de costumes que ferem a Palavra de Deus, nós suportarmos comportamentos e atitudes, que visivelmente afrontam O Senhor, são em outras palavras: “Um bom prato feito pelo Diabo, e consagrado para as trevas.” Creio que posso ouvir Jesus dizer: “Fujam destas práticas meu povo!”


A prostituição: Infelizmente isso tem sido um grande mal no nosso meio, porque além de denegrir nossa imagem como ser humano, nos afasta diretamente de Deus. A definição para essa palavra que mais me impressiona é:


Uma vida desregrada de devassidão; Libertinagem. Devassidão é depravação de costumes.


Ou seja, a sutileza e a sedução deste demônio nos leva a inversão de costumes que podem nos levar a morte, caso não haja arrependimento.


E tudo isso é feito com uma característica peculiar a este demônio: a sedução


Eu quero falar das consequências de tudo isso, porque Jesus disse que daria tempo para que “Ela se arrependesse”, não é possível que algum cristão acredite que Jesus estava dando um tempo para que um demônio se arrependesse??? Demônios não se arrependem! Jesus está dizendo que pessoas que estão sob a influência deste espírito precisam buscar ajuda, ouvir a Palavra de Deus e desistir de uma vida desta maneira, porque senão: Ficarão doentes (prostrados na cama para a Morte); terão seus FILHOS MORTOS (se demônios não tem filhos, são os filhos dos que se deixam seduzir por este espírito que Jesus está falando), e vão para a GRANDE TRIBULAÇÃO. Pense o que quiser deste texto. Se tais pessoas ficarão aqui nas, garras de Satanás, ou se já no presente sofrerão coisas terríveis. Deus não tem Grande Tribulação para os seus filhos! Arrependa-te hoje se esta palavra está vindo ao encontro do teu coração. Se as tuas atitudes mostram que este confronto achou em teu coração um lugar para O Nosso Deus de Amor agir. Peça ajuda! Mude. Jesus está ainda nos dando tempo para o arrependimento!


Como iremos salgar esta terra e iluminar este lugar? Com Jesus!


Eu amo Jesus. Ele sempre nos dá uma segunda chance, “típica coisa de quem ama, e muito!!!” Ele (Jesus), é o único que devemos  permitir nos seduzir...  Sabendo que Ele jamais nos MANIPULA, que Ele jamais invade o nosso livre arbítrio, para que façamos o que Ele deseja de nós. Ele quer que conscientemente nós nos submetamos a Ele em Amor e por isso, nos convida ao arrependimento, e sempre quando isso acontece de verdade, a atuação deste implacável, mas, derrotado demônio é anulada.


Para isso precisamos identificar este mal, e então nos arrepender de termos nos prostituído (agido por algum tempo sob esta influência), e então buscar ajuda, porque a mudança de hábitos necessária, para que uma pessoa nunca mais deixe este tipo de espírito atuar em sua vida, talvez seja um exercício e uma constante luta por toda a vida.


Não tenho dúvidas que quando isso ocorre, iremos viver integralmente o que diz no texto que estamos estudando no vs 26 em diante:


26Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. 29Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”


Portanto, quero que cada um pense, onde você tem sido seduzido, e arrependa-se para adquirir o direito de viver integralmente o que Deus tem para você!  “Vida e em abundância”.




Kadu e Camila Marciano, Corpo pastoral
Igreja Apostólica Betlehem



Nenhum comentário:

Postar um comentário