quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Série: As cartas de Amor de Jesus – Conserva o que tens



“Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas”. (Ap. 3:1-6)



Sabemos que o Senhor está voltando e que ele mesmo zela por sua igreja, Ele tem os sete espíritos de Deus e as estrelas.

“E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isa 11:2)



Ele é quem capacita os Eleitos, com O Espírito que em Plenitude foi sobre Ele, no dia de seu batismo, a ponto Dele dizer: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim...”, e ainda: “Hoje, se cumpriu as palavras desta profecia”. E, também nas Suas mãos estão os seus ministros, seus ungidos, aqueles que Ouviram suas Palavras e disseram: Eu creio, vou fazer!

O Senhor espera encontrar a noiva “aprovada, vestida de branco e irrepreensível”. Por isso  na carta que escreve ao anjo de Sardes ele reprova as obras e exorta o povo ao arrependimento .

A principal coisa que Jesus repreende nesta igreja é a má qualidade das obras. Obras inacabadas, feitas de qualquer jeito... IMPERFEITAS. Não é possível pensar em OBRAS, sem pensar que são a manifestação da Fé, do que cremos, ou do que dizemos que cremos. Deus não julgará nossas palavras, mas, nossas atitudes, ou falta de atitudes com respeito a nossa palavra de Fé.

A Igreja tem nome de “Vivo”, mas, está “Morta”. Que triste, que terrível, será que se não há um confronto tão claro e tão objetivo, a igreja se despertaria para esta realidade? Ou será que ela (ou nós), não gostando do confronto, não viraríamos de lado, ou nos zangaríamos pela rudeza da Palavra? No entanto, não foi João quem redigiu a carta, Jesus, porém a ditou. E o destinatário, são muitos, mas, também, nós e a nossa igreja. Temos nome de que estamos vivos, mas, estamos mortos! As nossa obras não estão perfeitas, e temos REBECIDO TANTO E OUVIDO TANTO, mas, não temos GUARDADO!. Devemos lembrar do que recebemos e ouvimos do Senhor :

“Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocarão muito acima de todas as nações da terra. Todas essas bênçãos , virão sobre vocês e os acompanharão ... ‘’ (Dt 28:1-2)

O Senhor não desiste de nós e nos dá varias oportunidades para o arrependimento, para a obediência, para atentamente vigiarmos, pois, Ele nos garante que virá como um ladrão e não sabemos nem o dia nem a hora que Virá.

1.    Quando eu penso em ‘’Guarda o que tens ‘’. Penso em uma pessoa que acaba de se entregar ao Senhor.

O que ela tem, que possa ser perdido ou tomado?

·         A sua Salvação; a Alegria da Salvação; a Paz que o Mundo não conhece; etc...



2.    Penso em outra pessoa que já passou por esse processo, já freqüenta  algum tempo a igreja.

O que pode ser perdido ou tomado?

·         As promessas do Senhor que trouxeram esperança em sua vida; O testemunho de transformação que começou a dar a seus familiares e amigos e...  a Sua salvação (alegria, paz)... etc.



3.    Pessoas que possuem ministérios e exercem diaconias (serviços) na casa do Senhor



O que pode ser perdido ou tomado?

·         As promessas; os frutos do ministério; o próprio ministério e a salvação (alegria, paz)... etc.



PERDE TUDO!



Portanto o Senhor termina a carta a igreja de Sardes falando DOS POUCOS que NÃO contaminaram as suas vestes e andarão com o Senhor vestidos de brancos pois são dignos . “Foram fieis até o fim”, não se contaminaram , resistiram as tentações, e manifestaram sua fé com atitudes, obras. Manifestaram com atos de justiça a fé que um dia declararam.

Que possamos reavaliar nossas vidas perante o Senhor, nos fortalecendo onde estamos fracos, onde tropeçamos e caímos sempre nas mesmas coisas ou situações, que possamos buscar nos pastores e ministros conselhos e orações para juntos permanecermos dignos, santos, irrepreensíveis e fiéis até o fim. Vamos trabalhar para Cristo e para O Seu Reino!

Talvez alguém diga: Mas, eu estou fazendo! Eu falo de Jesus na minha empresa, me reúno com minha família pra cultuar a Deus, dou meus dízimos, entrego minhas ofertas, não roubo, não mato, não adultero, não dou falso testemunho...

Não seria a hora, de além de fazermos o que consideramos justo, nos submetermos às autoridades que Deus estabeleceu sobre as nossas vidas, e contribuir, não apenas para o que é nosso, leva o nosso nome, tem semelhança com o que eu me identifico, mas, com o que Deus ama e com o que Ele nos designou?

No fim o Julgamento será mesmo o de Jesus.

“O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouçam o que o Espírito diz as igrejas ‘’. (Ap. 3:5-6)

André de Lima e Daniel Damásio, Corpo pastoral

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário