quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Série: As cartas de Amor de Jesus – Religião


Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap. 3:7-13)



Esta carta Jesus escreve para uma igreja que tinha pouca força, segundo Ele mesmo descreve, mas que guardava a Palavra de Deus e que não negava o nome de Cristo. Esta era a virtude desta igreja, não estava na sua aparência frágil, e sim, na sua essência.



Jesus adverte em relação aos que se dizem judeus e não são, ou seja, religiosos. Podemos levar isto aos que se dizem cristãos e não são, os que se dizem crentes e não são. Freqüentarmos uma igreja não nos faz cristãos, é preciso guardar a Palavra e não negar a Cristo.



 “16h00 vou tomar banho. Termino o banho umas 16h20 afinal é domingo e posso exagerar um pouquinho. 16h50 termino de me vestir, pentear o cabelo e me perfumar. Assisto o futebol até 17h50 sem falar palavrões é claro, pois eu sou nova criatura. Entro no carro 17h55 com toda a minha família. Chegamos à igreja 18h20, para termos um pouco de comunhão com os irmãos, e também o culto sempre atrasa um pouquinho. O louvor começa 18h40...”



Irmãos, não há problema algum em sermos organizados, na verdade a organização é um preceito de Deus. O problema está em fazermos tudo como robôs, sem observar o verdadeiro sentido daquilo que fazemos. Nos acostumamos com as coisas de Deus e nos tornamos religiosos freqüentadores de igrejas.

Jesus muitas vezes em seus evangelhos se refere aos religiosos como hipócritas (atores):



“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.  Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,  para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6:3-18)

“Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” (Mateus 15:7-9)

 Temos que nos cuidar em não sermos atores, e sim realmente crer que é para Cristo que praticamos as obras.

Há centenas de religiões, todas tentam ligar o homem a Deus, através de conceitos e doutrinas humanas. Jesus nos liga ao Pai através do Seu sangue que nos purifica de todos os pecados.

A maioria de nós diz não ter religião, não gosta de ser chamado de crente, ou evangélico, ou protestante, e sim de cristão. O apostolo Tiago declara: “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”(Tiago 1:27). Ou seja, caridade, amor e santidade. Jesus Cristo é a verdadeira religião.



Devemos tomar cuidado também com o outro estremo: achar que tudo é religiosidade. Ser zeloso com a palavra não é religiosidade. Jesus declara que aqueles que perseveram em guardar a palavra, serão guardados no dia da provação. Procurar a santidade também não é religiosidade. Ser santo é ser separado, consagrado a Deus.



“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.”



Pedro dos Santos, mestre

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário