quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Série: Ao que vencer – Autoridade sobre as nações e a Estrela da manhã



Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas. (Ap. 2: 26-29)”





Quando penso em vencedor, logo me vem à mente um atleta ou algum herói da fé. Penso no apostolo Paulo que escreveu: “Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar”. (1 Co 9:24 -24)

Quem são os vencedores? Assim como um atleta que se submete a treinos rigorosos sofre com contusões e durante a sua preparação tem que lidar com as derrotas e com pressões; na biografia de qualquer atleta o caminho para ser um vencedor não é nada fácil, o mesmo se aplica a vida de um vencedor na vida cristã.

É uma vida de disciplina, uma vida de autonegação, uma vida de sofrimento. Ser um medalhista de ouro nas olimpíadas, por exemplo, significa a dedicação de uma vida inteira para esse objetivo.

A salvação é pela graça, não é de graça. Para sermos vencedores temos que nos preparar, precisamos de disciplina, temos que passar por treinamento rigoroso, sentir as dores desse treinamento. Por que temos um alvo e temos uma luta diária não estamos socando o ar, não estamos atrás de uma coroa corruptível, e sim uma que dura para sempre, o prêmio da soberana vocação em Deus por meio de Cristo. Então vamos correr de tal modo para alcançarmos o premio. Então, autoridade sobre as nações será dada aos vencedores. Assim como Jesus recebeu de seu Pai. Por que Ele o venceu, Ele também a dará aos vencedores. Alguns irão receber maior autoridade do que outros: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” (2 Co 5:10). As obras praticadas por meio do corpo falam de todas as áreas da nossa vida, precisamos entender que cada avanço espiritual, cada conquista para Seu reino, tudo que for edificado na justiça e também tudo aquilo que não é feito e ignorado hoje, um dia vamos estar diante do Rei dos reis para prestar conta.

1CO 3:11-15 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.   E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.   Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.  Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo.



Todo fundamento em nossas vidas que não for Cristo será provado pelo fogo, e se for madeira, feno, palha certamente sofrerá dano. Mas se o fundamento for ouro, prata, pedras preciosas vai permanecer, por que esses elementos resistem ao fogo e falam de uma vida mais profunda em Deus, diferentemente da madeira, feno e palha que facilmente encontramos na superfície; o ouro, prata e pedras preciosas são encontradas em grandes profundidades, por isso são raros.

Uma vida superficial ou um ministério superficial, não resistirá ao fogo. A palavra de Deus diz: “essa pessoa será salva com que pelo fogo”. Como já ouvi em algum lugar, vai entrar na eternidade apagando as chamas, e tudo que foi edificado superficialmente em sua vida sofrerá prejuízo.

Uma vida profunda em Deus, um ministério que tem profundidade com Deus vai resistir ao fogo e sua obra permanecerá, e sem dúvidas esses receberão autoridade sobre nações. Essa autoridade é para reinar com Cristo em seu reino milenar e haverá continuidade daquilo que edificamos hoje.

Eu lhe darei a estrela da manhã.  Revelação de Jesus, sua palavra e sua autoridade. A estrela da manhã  é a estrela mais brilhante no céu vista  pouco antes do alvorecer de um novo dia. Jesus profeticamente conduzirá seus fiéis na luz que se  aproxima no novo dia milenar. A estrela da manhã  é uma referência a Jesus. Um relacionamento profundo com Jesus é prometido aqui.

Eu sou (Jesus), a resplandecente estrela da manhã (AP 22: 16). Jesus é a estrela ou Rei da linhagem da família de Jacó, que foi dado o domínio sobre as Nações.

Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. (Número 24: 17)

Receber a estrela da manhã refere-se ao recebimento de uma maior compreensão das Escrituras proféticas.

Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.(2 Pet. 1: 19).

Significa também receber os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Receber revelação de todos os mistérios tanto naturais como espirituias. Jesus é a brilhante estrela da manhã, tudo que hoje é obscuro para os vencedores será revelado.(Col 2:3) Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Como diz: Richard Baxter: o céu irá pagar qualquer prejuízo que possamos ter para ganhá-lo, mais nada poderá pagar o prejuízo de perdê-lo.

Então é bastante animador para nós, saber que nosso trabalho no Senhor não é em vão, que existem galardões para os vencedores.  Existe uma grande nuvem de testemunhas que hoje estão torcendo por nós (Heb 12:1) vamos deixar tudo que nos prende; vamos ser aqueles que vão escrever o último capítulo da história. Como aqueles que venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. (Ap 12:11)

     

Vamos ser aqueles que estarão em pé no mar de vidro, com harpas de Deus nas mãos cantando o cântico de Moisés. (AP 15:3) Vamos ser aqueles que farão coro com o Apostolo Paulo dizendo: Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.


Deus abençoe vocês!

Profeta Jonas

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário