segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Deus odeia o divórcio - espírito e alma -




DEUS ODEIA O DIVÓRCIO: espírito e alma

" Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito,...” (Heb 4:12)

Assim como O Nosso Deus e Pai, nos criou à Sua Imagem e conforme a Sua Semelhança, Ele que é Triúno, O Pai, O Filho e O Espírito são um, nós também temos três partes distintas que compõe o nosso ser. O nosso espírito, a nossa alma e o nosso corpo terreno.
Quando fomos criados por Deus, plenos e íntegros tínhamos contato com o mundo sobrenatural (Onde Deus vive e Reina), assim como nós percebemos e nos movemos no mundo natural em que habitamos. O homem na criação, no Jardim do Éden percebia a Presença de Deus com a mesma sensibilidade que nós percebemos imagens, sons, objetos através de nossos sentidos.

Quando, porém, o homem pecou contra Deus, assim como uma mulher pode pecar contra seu marido adulterando, o ser humano traiu a Deus, fazendo aquilo que O Nosso Deus disse que não poderíamos fazer. Deus para que pudesse iniciar o Plano de Redenção do ser humano o expulsa, lhe dando Carta de divórcio,  e o obrigando a sair de sua Presença para que pudesse enviar alguém que sendo santo morresse no lugar de todos os seres humanos, para que o salário do pecado (QUE É A MORTE), fosse pago, afim de que novamente o homem pudesse ser restaurado na Presença do Pai.

Cada vez que ocorre um divórcio, cada vez que um homem e uma mulher decidem romper a Aliança e o vínculo de amor estabelecido, Deus se lembra daquele terrível dia, em que teve que expulsar o Homem de sua Presença. É por isso que Ele diz que ODEIA O DIVÓRCIO, e as consequências do pecado, estão em tudo o que fazemos, em cada enfermidade, problema emocional, destruição de famílias, violência,... e está também na dificuldade do nosso espírito (PARTE DE NÓS QUE SE COMUNICAVA COM DEUS), enviar informações para a nossa alma... porque como consequência do pecado, eles também foram SEPARADOS. Porque O PECADO FAZ SEPARAÇÃO ENTRE NÓS E DEUS.

A Alma do ser humano bem que pode ser comparada aos computadores modernos, que possuem um Dísco Rígido, onde estão guardadas todas as informações que os programadores ou usuários quiserem guardar. As respostas, formulários, gráficos que este computador vai emitir sairão daquilo que foi gravado em seu disco rígido.
Assim somos nós. Nossa alma é como um Processador, um disco Rígido, que recebe informações do mundo natural e do mundo espiritual, e então vai processar tais informações, para que possa tomar decisões. Decisão é uma atitude que ocorre em nossa Alma!

Nossa Vontade, Lembranças, Sentimentos, Desejos, Sonhos, estão ai em nossa Alma, e são formados através de experiências e informações que recebemos do mundo natural onde estamos inseridos, ou do mundo espiritual que nos cerca.

Desde que houve esta separação entre a nossa alma e o nosso espírito, passamos a ser muito mais sensíveis, às informações do mundo natural, do que do mundo sobrenatural. Isto não quer dizer, no entanto, que este fluxo de informações não ocorra. Sim ocorre, porém, ou pela Vontade de Deus (e por nosso desejo disto ocorrer), ou pela vontade dos demônios (e também por nossa permissão pra que isso ocorra). Uma pessoa que não quer nada com Deus, possui um espírito é claro, mas, este está morto (pela ausência de Deus). Alguém assim pode ser facilmente usado pelo mal, através de informações espirituais que poderiam ser capitadas por seu espírito e impressas em sua alma, porém, absolutamente fora da Vontade de Deus.

Há na Palavra de Deus (traduzida para o português algumas palavras usadas para definir Alma e Espírito. É importante que as conheçamos para entender de que maneira Deus, vai nos restaurar neste tempo. Um dos textos mais importantes da Bíblia sobre este assunto é:
Deut. 6:5 – “Amarás, pois, O SENHOR, teu Deus, de todo o teu Coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.
Verificamos, que há uma explicita separação de Coração para Alma, pois o CORAÇÃO, aqui é uma referência ao nosso espírito. Podemos parafrasear este texto assim:
“Amarás, pois, O SENHOR, teu Deus, de todo o teu espírito, de toda a tua alma e com todo o teu corpo (carne, força física).”
Outros textos que usam a palavra coração pra se referir ao nosso espírito são:
Pv. 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Pv.: 20:27 – O espírito do homem é a Lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.”
Há no entanto, outros textos que tratam da Alma referindo-se a ela como Coração:
Jr.: 17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá? (Ele pe mortalmente doente, ninguém pode compreendê-lo e entender a sua própria mente.) Eu, O Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Versão Amplificada – v.a..
Mc.: 7: 21 a 23 – “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”.
Lc.: 6: 45 – “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”
Rom.: 10: 8 a 10 – “Porém que se diz?  A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a Palavra da Fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da Salvação.”
Heb.: 3: 12 a 15 – “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama HOJE, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que desde o princípio, tivemos.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provovação.”
Jer.: 29:13 – “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”
 Fica bem claro que quando a Palavra de Deus cita a expressão “Coração”, como algo puro, como uma fonte de coisas boas, está falando do nosso espírito, porque é a parte do homem que se relaciona com Deus. Agora, todo tipo de expressão de peso, de inconstância, imundícia, prisão, que é citada como uma referência ao “Coração”, está falando de nossa Alma. Não, nós não podemos odiar a nossa Alma, faz parte de nós... Nós precisamos trabalhar para que ela possa ser tratada, restaurada e absolutamente consagrada a Deus.
Porque tantas lutas? Porque justamente o homem fez uso da Sua Vontade (prerrogativa da alma), para tento ouvido a Deus e depois ouvido a Satanás, ter decidido, MANIFESTOU A SUA VONTADE, de pecar contra Deus. Fazemos isso todo o tempo ainda hoje, com a diferença de que aqueles que estão em Cristo, estão ouvindo O Espírito Santo hoje, falar em nosso espírito que tais coisas não são boas para nós.
A exposição tão comum ao mundo natural através de imagens, sons, cheiros, gostos, e tudo o que pode ser tocado, é muito, muito mais comum, do que a exposição ao Mundo Espiritual, porque o ser humano decidiu pecar contra Deus.
Hoje pela Misericórdia de Deus temos O Espírito Santo e a Palavra de Deus que vai até lá... ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, para fazer novamente que o fluxo de informações do Mundo Espiritual onde O Nosso Deus vive, possa ser assimilado por nós.
Jl.: 2:12 – “Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração (ALMA), e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é Misercordioso, e  compassivo, e tardio em irar-se e Grande em benignidade, e se arrepende do mal.”

Deus está esperando uma atitude nossa, da Nossa Vontade, segundo tudo aquilo que Ele está fazendo e falando a nós através de nosso espírito, para que decidamos viver pra Ele. Para que não vivamos mais por nós mesmos e pela nossa própria Vontade (Pelo controle de nossa Alma dominada pelos desejos de nosso Corpo corruptível  e insaciável pelo pecado), mas, Cristo, viva em nós.

  
ALMA O MAIOR CAMPO DE BATALHA
O espírito do homem é vivificado quando entregamos nossas vidas a Deus, através de Jesus Cristo. A alma, no entanto, precisa se converter. Nossa alma precisa submeter-se à Vontade de Deus, que nos é revelada por Sua Palavra e pelo Seu próprio Espírito que habita agora o nosso coração (espírito).
Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. (Joh 16:7-15)

Ore ao Nosso Deus, entregue tua Vontade a Ele, a maior arma pra subjulgar a nossa alma é o Jejum, e estamos num período que você deve ensinar sua alma que a partir de agora quem manda é Deus através de Seu Espírito, que agora habita teu ser.

Tudo vai ficar bem!

Amado, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. (3Jn 1:2)


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário