terça-feira, 4 de setembro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - O Veneno da Rejeição.







O VENENO DA REJEIÇÃO

Gen 4:3-8  Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.  (4)  Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,  (5)  mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.  (6)  Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?  (7)  Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.  (8)  Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

A estratégia de  Satanás de enganar o homem, a ponto dele crer que Deus o rejeitou, é tão maligna, que ele não respeita, tempo, idade, fragilidade que alguém possa estar passando. Toda oportunidade que ele tiver, vai tentar mentir para o homem dizendo: Se Deus é bom, por que isso ocorreu? Se Ele te ama, por que te rejeitou? E assim vai...

Abel, teve uma ótima ideia, atrair Deus com um sacrifício, mas, não se preocupou com o que Deus gostaria de receber, mas, o que ele gostaria de entregar, e principalmente, o que ele, gostaria de obter em troca deste presente. O oferta de Caim, desta forma é rejeitada por Deus. Deus não rejeitou Caim, mas, a maneira irreverente, desinteressada dele buscar relacionamento com Deus. A Bíblia diz que “O Pai, corrige ao filho a quem ama”, e então o que Deus fez com Caim, foi discipliná-lo, porque o amava, para que este aprendesse, o caminho da comunhão, através da adoração.

Seu irmão foi diferente. Ele prestando atenção no que Caim fizera, lembrou-se que o que cubrira a vergonha do pecado de seus pais, foi um sacrifício, e então Abel, oferece um sacrifício a Deus. Mas, não qualquer sacrifício, ele oferesse o melhor do seu rebanho para O Senhor. Resultado, Deus aceita sua oferta, se alegra dela.

A mentira de Satanás na mente de Caim, é que Deus, não o amava, que ele não se importava com ele, e que sua tentativa foi rejeitada de todo. Na verdade não, O Senhor diz para Caim: “Se procederes bem, eu não vou recebê-lo?”

Caim cego pelo veneno da Rejeição, e não podendo matar a Deus, nem ofendê-lo, nem amaldiço-á-lo, manifesta a consequencia da influência do espírito da Rejeição, matando seu irmão.

É um dos sintomas mais comuns: Alguém enganado pelo espírito de Rejeição, passa a ferir e a querer se vingar de todas as pessoas que estão a seu redor. A covardia de Satanás, que atacou com Rejeição, o primeiro homem, nascido depois do pecado Caim, mostra toda a sua covardia e que ele sempre vai usar a mesma estratégia, para nos roubar a Comunhão com O Nosso Pai Eterno.

Vejamos ataques que surgem em muitos momentos de nossas vidas:

A REJEIÇÃO NA VIDA INTRA-UTERINA
Gravidez inesperada por atos pecaminosos como adultério, fornicação, incestos, violência
Grandes dificuldades financeiras na época da gestação; Brigas, discussões e separações dos pais na época da gestação; a morte de algum ente querido durante a gestação; um parto muito difícil ou grandes problemas de saúde na gestação;
O desejo por determinado sexo (pela ignorância dos pais);

A REJEIÇÃO NA INFÂNCIA
Quem deveria proteger é ausente, ou pior é quem violenta. Fisicamente, emocionalmente, sexualmente, espiritualmente.
Falta de atenção e cuidado dos pais; Adoções com bases de mentira; problemas físicos; comparações entre irmãos; Palavras que ferem e críticas constantes dos pais ou família; Falta de interesse; falta de demonstração de carinho; controle e domínio excessivo; abandono pelos pais; substituição de amor e companhia por presentes; casamentos destruídos, divórcios entre outros...

A REJEIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
Excesso de disciplina; Pressão e subornos para que vá melhor na escola; Vergonha pública provocada pelos pais ou família; Pobreza da família; sobrecarga de trabalhos em casa ou na família; pais dominadores; exigir mais do que o adolescente pode dar ou naquilo que ele não gosta. Ex.: Esportes.

A REJEIÇÃO NA FASE ADULTA
Uma decepção amorosa, ou um relacionamento quebrado; traição num relacionamento; Sensação de culpa por uma gravidez inesperada e peso por enfrentar sozinha esta situação; culpa por um aborto que tenha sido planificado ou não; falta de habilidade de lidar com menosprezo; vergonha por um problema físico; desastres financeiros; dificuldade de comunicação; sentir que não há ninguém que o possa defender em certas situações.


A REJEIÇÃO NO CASAMENTO
Infidelidade; divórcio; crueldade emocional, física ou sexual de um cônjuge para com o outro; incapacidade de gerar filhos naturais; Sensação de que é preterido em relação a outras pessoas (parentes, amigos, trabalho, ministério, filhos, etc.)

A REJEIÇÃO NA IGREJA
Não conhecer com clareza seus dons e chamado e se sentir rejeitado, por não ser convidado para participar de determinado trabalho ou ministério;
Ver outros crescendo espiriitualmente e ministerialmente e você não; Ver injustiça na distribuição de tarefas ou funções em ministérios; Num novo desafio, ser sempre esquecido; Deparar-se com a proteção da liderança por alguns em detrimento de outros.

Maria a mãe de Jesus, foi rejeitada por José; Jesus foi rejeitado por José;
Jesus foi perseguido por Herodes para que fosse morto;
Jesus foi desprezado por seus irmãos;
Jesus foi rejeitado por seu povo;
Jesus foi rejeitado pelos religiosos;
Jesus foi rejeitado por seus discípulos.

Isa 53:2-5  Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.  (3)  Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.  (4)  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  (5)  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Jesus mesmo separado de Deus, por causa de nossos pecados, rejeitado pelos homens, um homem de dores e que sabe realmente o que é padecer, não parou, no entanto,  de falar com O Pai quando estava crucificado, porque não permitiu que a MENTIRA da Rejeição afetasse o seu Coração, porque está escrito:


Rom 8:38-39  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,  (39)  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, (ISSO SERVIU PARA JESUS QUANDO ELE ESTAVA CRUCIFICADO E SEPARADO POR DEUS POR NOSSOS PECADOS – MAS, NÃO DO SEU AMOR!!!!!)
que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (A MESMA VERDADE SE APLICA A NÓS HOJE! NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS, QUE NOS ALCANÇOU ATRAVÉS DE CRISTO JESUS... ALELUIA!!!)


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário