segunda-feira, 4 de março de 2013

Série: Do Egito para Jerusalém



Egito – Deserto – Terra Prometida

A Palavra de Deus nos ensina que os Caminhos e os Pensamentos de Deus, são muito mais elevados do que os nossos, é claro! Ele, O Todo Poderoso, criou o Universo, criou tudo o que existe, e em nossa limitação não podemos ne sequer de muito longo compreender a extensão disto.
Em toda a Palavra de Deus; nos nossos dias; nos dias do Ministério de Jesus, Deus recorre a figuras, a coisas do nosso cotidiano, para como exemplos, como sombras das coisas Eternas, para que possamos compreendê-las, e comproendê-lO.

Há três figuras que queremos tomar nesta hora e que exprimem a direção de Deus para que possamos desenvolver a nossa salvação, ampliar a dimensão de Deus em nós, vencermos situações que hoje podem estar nos prendendo e nos remetendo a situações da nossa vida que já deveriam ter sido totalmente esquecidas no passado:

·        A primeira figura é de um homem e uma mulher que, deixando a casa de seus pais se juntam para formar uma nova família, e juntos, segundo a Bíblia tornam-se uma só carne;
·        A segunda é a Libertação do povo de Israel do Egito, lugar onde foram escravos e o período em que viveram no deserto, até, entrarem na Terra Prometida;
·        A terceira é a nossa decisão de servir a Cristo, sendo confirmada através de um Batismo ritual nas águas; também o Batismo no Espírito Santo e a vida que temos vivido, agora depois destas coisas, na expectativa da Vinda de Jesus Cristo e implantação do seu Reino de Amor.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.” (Ef. 5:31 e 32)

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o YHWH; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, livrar-vos-ei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou YHWH vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios. Eu vos introduzirei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou YHWH.”  (Exo 6:6-8)

“Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.” (At. 1:15)

CASAMENTO

Quanto ao casamento, Deus ordena lá em Gênesis:

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”
 (Gen 2:24)

O homem e a mulher, precisam deixar a casa dos pais; precisam deixar a dependência do pai e da mãe; precisam largar a comodidade, o conforto, as facilidades pra que formem uma nova família, pra que juntem-se como um novo casal. Uma criança não pode casar, deve ser cuidado e tutelado pelos pais, mas, há gente que quer casar, mas, não quer deixar a vida de criança, quer continuar sendo coberto pelos pais e tomando mamadeira. Isso não é engraçado, é uma brecha na qual muitos casamentos vão se desfazer e a Bênção da vida a dois será perdida!

- Muitos se esquecem que são casados;
- Muitos continuam agindo como solteiros;
- Muitos agem como crianças;
- Muitos ainda são dependentes dos pais;
- Muitos não se juntam de fato ao seu cônjuge;


SAÍDA DO EGITO

Deus arrancou o seu povo do Egito, manifestando Poder contra todos os deuses dos egípcios nos quais o Faraó sustentava o seu poder. Deus os arrancou de lá, e eles saíram para que pudessem alcançar a Terra que Deus tinha pra eles, porém, todo o período do deserto, ficou notório, que o Egito não foi arrancado do coração do povo, e por isso, uma geração inteira morreu no deserto porque:

- Muitos do povo sentiram saudades das comidas do Egito; sentiram saudades da prosperidade que os deuses do Egito traziam através do Rio Nilo, que era visto como um dos deuses, e que por isso recebia sobre suas águas, muitos sacrifícios de crianças para que tal prosperidade chegasse à todos...;
- Deus disse que o povo seria seu povo e que Ele seria o Seu Deus, mas, o povo não quis unir-se a Deus, assim como muitas pessoas embora casados agem individualmente e egoisticamente;
- O povo no deserto, em determinado momento decidiu servir a um deus feito de ouro, no formato de um bezerro, tornando-se isso um grande laço, pois adulteraram contra Deus. Muitos pessoas casadas, destroem seu relacionamento, não honrado o compromisso que fizeram e a bênção que receberam de serem feitos uma só carne.

 OS BATISMOS

Quando Jesus foi iniciar o seu ministério ele foi até seu primo, João, filho de Zacarias, conhecido como “O Batista”, para que este o batizasse nas águas do Rio Jordão. Jesus mesmo sem pecados, passa pelo Batismo do Arrependimento, sendo O Caminho que nos leva a Deus, Jesus mostrou que é impossível chegar a Deus, sem arrepender-se da Vida sem Deus.
Logo depois de sair das Águas a Plenitude do Espírito veio sobre Jesus, na forma de uma pomba.
Quando Jesus estava para voltar aos Céus dos céus, Ele ordenou que seus discípulos fossem por todas as nações, ensinando as pessoas a guardarem tudo o que Ele havia ensinado, e que as pessoas fossem batizadas em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como um símbolo desta nova vida, que as pessoas decidiram ter. 10 dias depois que Jesus voltou aos Céus, 120 de seus discípulos foram Batizados no Espírito Santo, e onde a partir daquele dia os apóstolos davam testemunho de Cristo, e as pessoas arrependiam-se dos seus pecados e eram batizadas, também O Espírito de Deus vinha sobre elas.

- Muitos são batizados apenas liturgicamente, para pertencer a uma determinada igreja, mas, não arrependeram-se da Vida sem Deus, e continuam vivendo a mesma vida pecaminosa de antes;
- Muitos foram ensinados que o batismo no Espírito Santo é falar em línguas, e repetem algumas frases estáticas, ou até genuinamente falam pelo Espírito do Senhor, mas, não prosseguem DESENVOLVENDO A SUA SALVAÇÃO; não prosseguem conhecendo O Senhor; não prosseguem permitindo que Deus assenhorie-se de suas vidas, e por isso... Voltam ao pecado e à vida sem Deus, como a porca lavada volta à imundícia e como o cachorro que volta para o vômito.


COMO ERA UM CASAMENTO NOS DIAS DE JESUS

Um homem procurava o seu pai e dizia que determinada moça o agradava e com ela, ele queria casar-se. O Pai do Noivo, o levava até a casa dos pais da noiva e lá havia uma ALIANÇA.

O Noivo dava um dote para que a moça pudesse se preparar para o dia do casamento; Ambos comiam pão e bebiam vinho como símbolo da Aliança que tinha sido concretizada; O noivo ia preparar a casa onde a nova família iria ser constituída; quando O Noivo tivesse terminado a casa, ficava esperando que o seu Pai, dissesse a hora em que as Bodas poderiam ser celebradas.
A Noiva por sua vez tinha que estar preparada. No dia em que o Noivo chegasse na porta da casa de sua amada, e tocasse o Shofar com o toque chamado Teruá, a Noiva devia sair imediatamente e deveria estar pronta, linda, vestida, adornada para ser tomada por seu amado.
A Noiva precisava guardar-se e jamais trair ou ser infiel ao seu amado, porque desde a Promessa, a Aliança, um já pertencia ao outro, mas, o cumprimento disto, se daria no tempo determinado.
O Noivo enviava seus amigos para que avisassem a Noiva de que ele estava vindo; Os amigos geralmente faziam isso tocando O Shofar perto da casa da Noiva, mas, não o Teruá, não o toque do Noivo, mas, ela passava a ouvir o Shofar e a dizer: Meu amado está chegando!

No dia em que o Pai autorizasse o Noivo, ele vinha com seus servos até a casa de sua amada, e do lado de fora tocava o Shofar e a chamava para fora, e então ela se juntaria a seu amado, iria para as Núpcias, e durante 7 dias celebravam grande Festa, comiam das delícias preparadas para eles, bebiam do melhor vinho e se juntavam para sempre como uma só carne.

O QUE DEUS QUER TRATAR CONOSCO?

Todas estas figuras tão conhecidas para nós, falam do processo desde que entregamos as nossas vidas nas mãos de Deus, desde que decidimos serví-lo como Único Deus de nossas vidas. Infelizmente, muito do mundo do pecado, do sistema do mundo, muito do velho homem ainda está em nós, e não entraremos na Terra Prometida assim. Não seremos tomados pelo Noivo assim. Não viveremos as bênçãos de ser um com Deus desta forma.

Assim com a noiva toma o nome do Noivo, Deus quer que lembremos, que desde que Ele fez Aliança conosco recebemos o seu Nome sobre O Nosso Nome.

NOME

- Moisés perguntou pra Deus: Mas, quem eu direi que me enviou para tirar o povo da Opressão: E Deus disse: Diga ao povo que meu Nome é: “YHWH”, “Eu serei o que serei”; “Eu Sou”.
- Quando os discípulos estavam no Mar da Galiléia e estavam quase naufragando e Jesus veio andando sobre as águas, eles perguntaram: “Quem és tu? E Ele respondeu: SOU EU”;
- Jesus um dia questionado, após ter dito que Abraão conheceu o SEU DIA e se alegrou nele, disse: “Antes de Abraão existir, EU SOU”
- Quando Paulo indo no caminho de Damasco e Jesus lhe aparece, lhe diz: “Eu Sou Jesus, a quem persegues...”
- Quando Simão entende que Jesus era o Cristo, O Messias, Jesus lhe diz: Simão, tu és Pedro (Kefas, Pedregulho), e sobre esta Pedra (Rocha, Petra, Tzur), edificarei a Minha Igreja e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Pedra sacada da Rocha, assim como a Mulher foi sacada do homem e a Igreja foi sacada de Cristo.
- A Bíblia nos conta que na cidade de Antioquia, onde Barnabé e Paulo serviram a Deus por cerca de um ano, pela primeira vez, os discípulos de Jesus passaram a ser chamados de Cristãos, ou seja, somos Dele. Somos prometidos a Ele, Ele nos comprou é o Nosso Noivo, vai vir nos buscar.

 FAZER ALIANÇA É IR PARA O OUTRO LADO

Deus quer que o homem e a mulher deixe a casa dos pais, para constituir uma nova casa; Deus fez o povo passar o Mar Vermelho para seguir agora uma nova vida dirigida por Deus, no deserto, rumo à Terra Prometida; Esta expressão ir para o outro lado, na Bíblia é HEBREU.

O primeiro a vir do outro lado, ou para o outro lado, foi o filho de Noé chamado Shem, que saiu da Mesopotâmia (Nome que quer dizer Entre Rios) e veio habitar na Terra Prometida. Um descendente seu chamado Heber (de onde vem este nome: Hebreu), também fez o mesmo percurso, e Abraão, seguiu conduzido por Deus o mesmo caminho.

Quando o povo estava no Egito, Deus os Batizou nas Águas do Mar Vermelho e na Nuvem:

Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto. Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. (1Co 10:1-6)

Quando Josué foi entrar na Terra Prometida, Deus o fez atravessar o Rio Jordão. Outros caminhos poderia leva-los para lá, mas, Deus escolheu este.

Eliseu e Jesus, antes de iniciarem o seu ministério passaram pelas Águas do Jordão.

Quando entregamos nossas vidas para Deus através de Jesus Cristo, por ordem de Jesus devemos ser Batizados, e isso faz uma memória de que fomos para o outro lado, de que deixamos a vida de pecado, do mundo, a vida sem Deus, a vida sem dependência dele, ou de autossuficiência nossa, pra obtermos a vida Dele.

Se quisermos a vida de solteiros, a vida sem Deus, a vida de criança, a vida do mundo, Jesus não precisava ter morrido por nós. Nos tornamos pior do que estávamos quando depois de ter conhecido O Amor decidimos voltar aos deuses do Egito, decidimos cultuar o bezerro de ouro, decidimos que vamos continuar a vida sem Deus que tínhamos antes.

 PARA O POVO SER LIVRE:

- Deus viu que o estado em que eles se encontravam não era bom. Eles tinham comida, casavam-se e davam-se em casamento; tinham filhos, mas, eram escravos, e estavam contaminando-se com os deuses do Egito.
Para alguém se casar, alguém interessou-se em dividir a sua vida com esta pessoa; para Deus fazer uma Aliança conosco, ele viu que estávamos indo pra o inferno, e que nossas vidas estavam uma desgraça.

- O povo clamou! Quantas vezes nós antes de conhecermos de fato a Deus clamamos em situações difíceis: Deus me ajuda! Quantas vezes pedimos oração para pessoas que serviam a Deus. Quantas vezes ainda que enganados procuramos nas religiões, encontrar a Deus. E a Palavra de Deus declara: “Aquele que me buscar de todo o coração, me achará”. Pois bem Deus tomou a iniciativa de nos livrar do pecado, do mundo, e como vamos corresponder a este amor, com TRAIÇÃO? Vivendo como se ainda fôssemos solteiro? Como escravos do Mundo e do pecado?

- Deus confrontou o poder dos demônios que prendiam o seu povo no Egito. Deus mostrou que tinha mais poder do que todos eles. Não há poder que possa impedir que Deus nos livre, mas, se Ele fizer isso, vamos querer voltar pra trás? Vamos sentir saudades dos confortos e da “paz mórbida”, de pessoas que não atrapalham os planos do diabo e por isso, ele não os perturba? Vamos continuar a nos conformar com algumas décadas de uma vida cheia de lutas pra depois passarmos a Eternidade no Inferno?

Precisamos romper com o Egito; Precisamos sair da casa dos pais; Precisamos amar a quem nos amou primeiro e desejar ser um com Ele.

- Infelizmente aquela geração continuou querendo viver como os egípcios viviam;
- queriam continuar se beneficiando dos seus deuses;
- continuavam com os mesmos costumes;

Por isso as primeiras pragas que vieram sobre os egípcios também afetaram o povo de Deus. 

Este é um sinal de que as pessoas, não estão dependendo de Deus, mas, ainda arraigadas no sistema do mundo.

·        O povo foi tirado do Egito, mas, o Egito não foi arrancado do coração dos hebreus.

·        Deus não vai fazer isso por nós, esta é a nossa parte: Amá-lo sobre todas as coisas!

·        Nós como povo de Deus, estamos querendo voltar para onde viemos, ainda há práticas do Mundo, do pecado (Do Egito), em nossas vidas;

·        Nós como povo de Deus ainda temos prisões em demônios (deuses do Egito), e para a Liberdade é que fomos chamados, e temos o direito de sermos livres, se de fato, quisermos a Deus.

Cada vez que comemos O pão e bebemos O Cálice da Nova Aliança, anunciamos a Morte do Senhor até que Ele venha. Assim como o povo celebrou a Páscoa durante o deserto, Deus mandou que perpetuamente fosse celebrada a Aliança que temos com Ele.

Celebremos como livres e não como escravos! Celebramos como santos e não como pecadores! Celebremos como Noiva e não como adúlteros.

Ele será O Nosso Deus
e nós seremos o seu povo!





 Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário