quarta-feira, 5 de junho de 2013

Série: Do Egito para Jerusalém: "TERMÔMETRO DE DEUS"


VISÃO: TERMÔMETRO DE DEUS

Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? (Gen 3:11)

A lâmpada do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será trevas. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, em que grandes trevas estarás! (Mat 6:22-23)

Enviou-os, pois, Moisés a espiar: a terra de Canaã, e disse-lhes: Subi por aqui para o Negebe, e penetrai nas montanhas; e vede a terra, que tal é; e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se pouco ou muito; que tal é a terra em que habita, se boa ou má; que tais são as cidades em que habita, se arraiais ou fortalezas; e que tal é a terra, se gorda ou magra; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. Ora, a estação era a das uvas temporãs. Assim subiram, e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. E subindo para o Negebe, vieram até Hebrom, onde estavam Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. (Ora, Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito. ) Depois vieram até e vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um só cacho, o qual dois homens trouxeram sobre uma verga; trouxeram também romãs e figos. Chamou-se aquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos. (Num 13:17-33)
  
A primeira coisa que aconteceu no Éden, quando o homem desobedeceu a Deus, e pecou, foi que seus olhos se abriram para o Mal. Eles que estavam nus, e não se envergonhavam disto, passaram a ver maldade, no que era santo.
Esta característica que está no ser humano, é um dos sinais de que fomos ou não transformados pelo SENHOR. Se de fato somos livres ou se há em nós ainda cadeias que nos prendem. Se de fato saímos do Egito e mais ainda se de fato, o Egito foi tirado de dentro de nós. Se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será iluminado por Deus, mas, se não cuidarmos de tirar a lente do Egito dos nossos olhos, estaremos em grande tribulação.

Os Espias

Um espia é enviado para ver, observar, sentir, notar, testificar.
Doze homens foram enviados, um representando cada uma das doze tribos de Israel.

Dez dos homens observaram tudo como cativos: “éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos.”

Dois dos homens observaram tudo como livres: “A terra mana leite e mel,... Eia subamos animosamente e apoderemo-nos dela”

Como pessoas podem observar a mesma coisa e ter conclusões tão diferentes? Pode haver duas verdades sobre a mesma coisa?

TUDO NA VERDADE TÊM A VER COM A PROMESSA: 

Quem foi que prometeu?

Deus lá atrás ao Patriarca Abraão disse que seus descendentes seriam forasteiros em terra estranha, mas, que depois de 4 gerações voltariam para possuir a Terra. Deus confirma isso a Jacó, a José e depois a Moisés.
A Terra, desde que Abraão chegara estava cheia de povos que habitavam ali, chamados de Cananeus, porque deram à terra, o nome de Canaã (O neto maldito de Noé).
Antes de Abraão a Terra já estava pintada com as cores do Inimigo. Já estava totalmente dominada pelas trevas... Era tudo ruim e difícil naquele lugar. Quando Abraão chegou havia seca e fome.... E DAÍ?

Abraão foi para o Egito e Deus o trouxe de volta! O EGITO NÃO É O TEU LUGAR ABRAÃO!
Isaque quis ir para o Egito e Deus não lhe permitiu! O EGITO NÃO É O TEU LUGAR ISAQUE!.
O Povo como o Patriarca Abraão foi para o Egito, mas, O TODO PODEROSO os trouxe de volta! O EGITO NÃO É O TEU LUGAR POVO DE DEUS!

Deus prometeu para Abraão e a seus descendentes que aquela Terra seria deles. Deus prometeu que desarraigaria (arrancaria), todos os povos que ali habitavam para que seu povo pudesse viver naquela Terra em Paz. Deus prometeu que eles habitariam em casas e em cidades que eles não construíram, e que comeriam de plantações que eles não plantaram. Deus prometeu também que ali eles iriam plantar e colher, e que casariam e teriam filhos e viveriam em paz. ÓTIMO! VAMOS PRA LÁ ENTAO!

O Raciocínio lógico porém, tendencioso, pois nossa alma se alimenta com muito mais informação do mundo natural do que do Mundo Espiritual, onde O Nosso Deus reina nos leva a:


  • A contabilidade que fazemos do natural -  Isto é a medida que temos de Deus – o Consideramos com alguém limitado como nós;
  • O Medo de perder o que conquistamos com tanto esforço – No caso do povo hebreu, eles tinham tendas feitas de galhos e cobertas de ramos, e viviam sobre as pedras do deserto. Que vida é esta? Estabilidade do que?...
  • O Medo de não conquistar, de sermos insuficientes – Podemos rezar o resto da vida: Venha O Teu Reino e seja feita a Tua Vontade, assim na Terra como nos Céus, mas, se não agirmos por fé em seu Nome... Nada nunca acontecerá.

Os inimigos são grandes sim;
As cidades são fortificadas sim;
Tem muita gente morando na Terra sim;

Mas, DEUS DISSE! Ele disse que A Terra é nossa!

Ele nos tirou do Egito, com grandes manifestações de Juízo. Ele expôs Satanás à VERGONHA, triunfando sobre as Trevas na Cruz do Calvário! Aleluia!

Ele abriu o Mar Vermelho e passamos por ele, onde também nossos inimigos foram afogados. Somos batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e hoje é CRISTO quem vive em nós!

Ele deu ao povo a Nuvem que à noite transformava-se em Coluna de fogo. Somos batizados com O Espírito Santo e com fogo!

Ele nos deu o Manah. E para termos o pão nosso de cada dia, basta que peçamos, que dependamos Dele, e isso nos será concedido.

Ele nos deu esta Terra. Não somos nós que estamos cercados! NÓS ESTAMOS CERCANDO!

Diga pra tua família: Vocês servirão a Deus!
Diga pra tua empresa: Você vai prosperar!
Diga pra teus filhos: Vocês viverão a bênção do SENHOR, e comerão das riquezas das nações!
Diga pra teu bairro: Prospere! Que haja paz em ti! Que haja justiça social em ti! Que haja oportunidades para se viver e prosperar em ti!
Diga pra teus irmãos e pra tua Igreja: A Terra é boa e mana leite e mel... E, DEUS nos prometeu entregá-la! Eia subamos animosamente e possuamos a Terra!
Diga pra teu pai: Vamo lá! Tamo junto!

Diga pra tua nação: Ouviram do Ipiranga?

JESUS É O SENHOR DO BRASIL!



Paulo de Tarso, Apóstolo

3 comentários:

  1. Muito bom gostei demais esse ensino até compartilhei no face ^.^

    ResponderExcluir
  2. Gratos Patrícia, Deus continue te abençoando em tudo!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso!!! Também vou compartilhar, sou muito preenchida pelo Espírito quando leio o que o Sr. escreve Apóstolo, que o Pai continue fazendo do Sr. uma flecha certeira!!!

    ResponderExcluir