quarta-feira, 2 de abril de 2014

Série: O Espírito Santo - A MÃO DO ETERNO



A MÃO DO ETERNO

(Eze 1:3)  veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar; e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.

(Eze 3:22)  E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.

(Eze 37:1)  Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos;

(Eze 3:14)  Então o Espírito me levantou, e me levou; e eu me fui, amargurado, na indignação do meu espírito; e a mão do Senhor era forte sobre mim.

Todas estas expressões falam do Espírito Santo, que antes de Jesus sempre atuou, realizando a Obra do Pai. Desde o início como vimos, sempre houve uma interação perfeita entre O Pai, A Palavra e O Espírito. Nos enganamos (por conta do movimento Pentecostal – já falamos sobre isso), em achar que O Espírito Santo não atuava na antiguidade, antes de Jesus nascer neste mundo em carne. Ele sempre esteve presente e sempre manifestou O Poder de Deus e sobre muitas pessoas em toda história veio para manifestar entre as nações, em cada geração, O Sobrenatural do Deus Vivo, neste mundo que por Sua Palavra e Poder foi criado.

AUTORIDADE E CAPACIDADE PARA DIRIGIR E GOVERNAR

Num. 27: 15 a 23 – Com imposição de Mãos Moisés transfere Autoridade (O Poder do Espírito Santo que está nele), para que Josué, conduzisse o povo nas batalhas, preparando Josué e o próprio povo, para o tempo em que Josué seria o líder de todos.

CAPACIDADE PARA GERENCIAR, ADMINISTRAR, CONDUZIR, MOTIVAR

Num. 11:17 – Deus tira do Espírito que estava sobre Moisés e o coloca sobre 70 líderes do povo para que com Moisés conduzissem o povo com Sabedoria.

CAPACIDADE E HABILIDADE SOBRENATURAL, TALENTO ARTÍSTICO PARA REALIZAR, CRIAR, FAZER COISAS COM AS MÃOS, E ENSINAR

Ex. 35: 30 a 35 – Bezalel e Aoliabe, recebem toda a capacidade, destreza, habilidade, para realizar toda a obra que era necessária para que fosse edificado um Santuário para Deus, e além de terem esta capacidade de fazer receberam um dom de ensinar e por sua vez (TRANSFERIR), o que tinham recebido da parte de Deus.

SABEDORIA PARA USAR UMA CARACTERÍSTICA PESSOAL DE UMA FORMA SOBRENATURAL

Jz. 3: 15 a 26 – Eúde (EHUD), era canhoto, e por isso talvez sofresse algum preconceito, mas, quando o povo de Israel estava subjugado, ele fez uma espada, pequena, do tamanho de seu antebraço, e a prendeu sob sua coxa direita. Ora, alguém que sacava de uma espada, sempre a prendia do seu lado esquerdo, mas, a característica pessoal de Eúde, o fez passar desapercebido pela vigilância do rei inimigo, e Eúde, usando de astúcia, consegue um momento a sós com o rei Eglon, rei dos Moabitas, e crava-lhe a pequena espada até o cabo, matando o inimigo do povo de Deus, e despertando com isso a coragem do povo que destruiu os moabitas, provendo grande livramento para o povo de Deus.

CORAGEM PARA VER O IMPOSSÍVEL

Jz. 6:34 – Gideão, um homem visivelmente com um problema de covardia, é Cheio do Espírito de Deus, e de um exército grande, dispensa os covardes e fracos, e vai contra seus inimigos, com apenas trezentos soldados, armados de uma botija de barro, de uma tocha de fogo e cada um com um shofar... Sob o comando de Gideão, quebraram o vaso, levantaram as tochas e tocaram os shofares e os inimigos em seu próprio acampamento, começaram a se matar uns aos outros, e os que restaram foram perseguidos e derrotados pelos trezentos de gideão.

FORÇA SOBRENATURAL

Jz. 14:6 – Sansão, consagrado a Deus desde o seu nascimento, foi tomado pelo Espírito Santo, que o fez mais poderoso do que qualquer homem que jamais viveu. Ele sozinho, matou um leão e o abriu no meio como se fosse um cabrito; matou mil soldados filisteus com a queixada de um jumento; despedaçou cordas novas, como se fossem linho queimado; destruiu o templo do deus dos filisteus, empurrando suas colunas com suas próprias mãos.

CONFIANÇA, DESTREZA, AUTORIDADE

I Sam. 16:13 – David, quando foi ungido por Samuel, O Espírito Santo representado pelo azeite que lhe caiu sobre a cabeça, se apossou de David, entrou nele, grudou nele... Imediatamente o inferno levantou a Golias, o oposto de David, que era bonito, forte, sisudo em falar, um adorador e Deus era com ele (características que descrevem David). Golias, era horrível (deformado, um ser gigantesco), um monstro comparado com o porte de David. Golias blasfemava contra Deus e afrontava os exércitos de Israel e certamente estava sob o poder das trevas.
David no entanto foi contra Ele, em Nome do Senhor dos Exércitos, e com apenas uma pedrada, derrubou o Golias e com a espada do próprio gigante lhe cortou a cabeça. David, desde o dia em que foi ungido passou a agir como Rei de Israel, ainda que não tivesse reconhecimento humano nenhum, sobre ele repousava O Espírito de Deus, e ele de forma natural fazia fluir esta autoridade sobrenatural.

REALIZAR COISAS ACIMA DA CAPACIDADE HUMANA

I Re. 18: 44 a 46 – O profeta Elias, logo depois do confronto contra os profetas de baal, ora para que Deus envie chuvas, e quando percebe um sinal da resposta de Deus, manda avisar o rei, que subisse em seu carro (sua Biga), e que corresse até a cidade de Jezreel, no Vale do Megido, já que estavam sobre o Monte Carmelo. Enquanto Acabe corre, Elias, prende a orla de sua túnica no seu cinto, para que suas pernas ficassem livres para uma corrida, e dispara, e corre mais rápido e chega na frente do Rei, puxado certamente pelos cavalos mais fortes e poderosos de todo Israel.

TRAZER ESPERANÇA E ÂNIMO PARA OS QUE ESTÃO DESESPERADOS

II Cron. 20: 14 a 20 – Jaaziel, um moço desconhecido, de uma família de adoradores, num momento terrível de Israel, quando todos estão cercados pelo exército inimigo, cheio do Espírito Santo, levanta-se para animar o Rei Josafá e o povo, que ouvindo as palavras como chuva numa terra seca, se prostram diante de Deus, para o adorar... Os levitas adoradores, começam então entoar os Altos Louvores do Nosso Deus, e no dia seguinte, o Rei Josafá diz para todo o povo antes da batalha: Confiem no Vosso Deus e estareis seguros; Creiam nos profetas e prosperareis... Quem foi o profeta? Jaaziel, um ilustre desconhecido, como eu e como você, mas, que pode ser usado poderosamente por Deus, para manifestar O Seu poder entre o Seu povo.

SABEDORIA E JUSTIÇA

I Re. 3: 11 a 14 – Salomão pede Sabedoria a Deus, uma dos Nomes do Espírito Santo, e torna-se o homem mais sábio que este mundo já conheceu. Num caso dos mais conhecidos, duas prostitutas que tiveram filhos ao mesmo tempo, foram ao rei contar que o filho de uma morreu, e a que perdeu seu filho trocou as crianças, para que a outra tivesse que ficar sozinha. Salomão pede uma espada para partir a criança no meio, dando metade a cada uma, e então a mãe verdadeira, cheia de compaixão por seu filho, diz ao rei que deixasse a criança viva. Salomão através da Sabedoria de Deus percebe que jamais a mãe verdadeira, deixaria o filho ser morto por um capricho e restitui a criança à mãe de verdade...

OUSADIA, CORAGEM, DESTREZA...

I Sam. 23: 8 e demais versos – Os valentes de David são citados, homens que mataram gigantes, que lutaram contra exércitos sozinhos a tal ponto da espada ficar grudada na mão; com uma lança nas mãos apenas, mataram centenas; com um cajado; por um campo de lentinhas (algo sem valor aparente), Samá toma a postura de dizer “CHEGA” aos inimigos, e com sua espada desbarata um exército...

E VOCÊ...

Que vive numa época que O Espírito Santo derramou-se sobre toda a carne. Sobre todos aqueles que creem e confessam Jesus como O Seu Senhor... E você? Qual a necessidade da tua família, da tua igreja, do teu trabalho, do teu bairro, da tua cidade, da tua nação, que pode ser suprida, pelo Poder do Espírito Santo na Tua Vida?

Perceberam? Pessoas que não sabiam fazer coisas, aprenderam, receberam talentos sobrenaturais; Pessoas simples, tornaram-se a boca de Deus para despertar fé no coração de uma nação; Pessoas desconhecidas agiram valorosamente e fizeram coisas impossíveis pelo Poder do Espírito Santo...

Talvez você sinta a Mão do Eterno vir sobre a tua vida; Talvez você sinta a Mão do Eterno vir forte sobre a tua vida; Talvez você sinta a Mão do Eterno vir muito forte sobre a tua vida... Seja a resposta; seja o livramento; seja o inovador; seja o instrumento de Deus... Vamos diga: O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM!



Ministério Pastoral,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário