terça-feira, 7 de outubro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - FÉ - EMUNAH



“a outro, pelo mesmo Espírito, a fé;...”(1Co 12:9)


No Antigo Testamento (Velha Aliança), apenas num versículo aparece a Palavra FÉ.“...mas o justo pela sua fé viverá.” (Hab 2:4), tal versículo ainda aponta para o futuro que pode demorar, mas, Deus motiva os seus justos a viverem pela FÉ... Porque? Como? E Abraão o Pai da Fé? E os heróis da Fé?

“Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Heb 11:13)

Todos aqueles que morreram na expectativa do Messias, viveram impulsionados, por algo que não viveram, como que vislumbrando de longe, caminharam “numa terra estranha”, como se não fosse a própria terra deles, para que no futuro, seus filhos pudessem viver nesta TERRA, herdar esta PROMESSA, da EMUNÁ SHLEMÁ (FÉ COMPLETA), que se manifestaria no MESSIAS....

Poderíamos expressar o que é Fé (EMUNÁ), da seguinte maneira: Imagine alguém que quer saber aonde é determinada residência e alguém lhe disser: Desça nossa rua até o fim, entre à direita, ande por mais quatro quadras, entre a esquerda, e no meio do quarteirão você verá uma vila no lado direito da rua. Entre na vila e a terceira casa do lado direito é uma casa amarela, esta é a residência que você procura. Fé não é acreditar que esta informação é verdadeira. EMUNÁ SHLEMÁ (Fé completa), é você seguir absolutamente ao pé da letra a informação recebida, e conseguir chegar no local desejado.

Os judeus que creem em Jesus, se declaram Judeus da EMUNÁ SHLEMÁ, pois reconhecem que Aquele que há tanto tempo seu povo esperava, manifestou-se em YESHUA, AUTOR E CONSUMADOR DA EMUNÁ.

A FÉ NASCE EM JESUS O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ!

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa , o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” (Heb 12:1-2)

Pessoas do mundo inteiro dizem ter fé. É muito comum em todas as religiões as pessoas dizerem crer em seus deuses, e seguem com “fé” as doutrinas que lhe são impostas. Muitos na sociedade dizem que você precisa ter fé em algo, como se fé, fosse um dos sustentáculos da vida de uma pessoa moderna, não importando no que, ou em quem se crê. E assim caminha a humanidade...

Mesmo nas Igrejas, muitas pessoas sabem pouco sobre FÉ, e quando questionadas, tentam reproduzir os versículos de Hebreus 11, e dizem mais ou menos assim: “A fé é a certeza dos fatos que se esperam e a convicção do que não se vê...” mas, o que está escrito lá é:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.” (Heb 11:1-2)

E aí voltamos aos heróis da Fé, que tiveram bom testemunho, mas, como diz morreram sem ter alcançado as promessas.

A Fé que Deus tem pra nós, não está em Hebreus 11, mas, em Hebreus 12. Não é a Fé dos Heróis da Fé, mas, a que se CONSUMOU EM JESUS!!!!! E que nos foi dada como um PRESENTE, pelo PAI através do Espírito Santo...

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;” (Efs 2:8)

A Salvação nos é dada pela Obra de Cristo, por sua Vida, Morte e Ressurreição – SUA GRAÇA, e pode se manifestar em nós através da FÉ, que foi CRIADA E CONSUMADA em Cristo Jesus.... ESTE É O PRESENTE.

A Fé vem por Ouvir A Palavra de Deus, e este processo pode se dar de diversas maneiras. Pessoas ouviram Jesus, viram seus milagres, creram que se tocassem nele seriam curados... Nós lemos a Bíblia, ouvimos as pregações, temos um testemunho do Espírito Santo que nos impulsiona para estas coisas da parte de Deus, que para a maioria das pessoas é loucura... Crer no que parecem estórias, de fadas, no que parecem contos mitológicos, como de outras religiões... Mas, quando alguém ouvindo tais coisas, dá CRÉDITO à Palavra de Deus... UM MILAGRE PODE ACONTECER....

Se tal pessoa ouvir sobre Jesus e crer em seu coração e quiser tomar uma ATITUDE (pois diz as Escrituras que a FÉ, sem obras é morta), e então ela CONFESSA com sua própria boca a respeito de Jesus, O MAIOR MILAGRE DE TODOS ocorre em seu coração.... ELA É SALVA!!!!

Neste momento, O Espírito de Vida que ressuscitou Jesus dos mortos, O Espírito Santo, passa a habitar o interior desta pessoa e então O AUTOR E O CONSUMADOR DA FÉ, passa a morar dentro dela, e um dos presentes que tal pessoa recebe é a FÉ... Este presente que estará em sua vida, e que se manifestará em situações diversas justamente porque ela creu no AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, o início do processo se deu, e esta pessoa não dirá mais que fará uma fezinha em alguma loteria da vida, mas, sua Fé, estará fundamentada em Deus... O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA.

A Bíblia fala de pessoas de muita fé, de pouca fé, de fé nenhuma. Alguns discípulos pedem que Jesus aumente a fé deles... Percebemos níveis da Revelação de Cristo, e de atitudes na vida destas pessoas que vão confirmar o que realmente eles passaram a crer. Pois repetimos: “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”.

Muitas pessoas podem agir em nome da Fé, e realizar muitas coisas e ser reputado como alguém de muita fé, por conta das muitas obras.... Mas, a Bíblia diz que devemos nos ARREPENDER DAS OBRAS MORTAS, e as tais obras surgem de uma motivação que NÃO NASCEU EM DEUS, mas, foi fruto da própria Vontade da pessoa, do que achou, desejou, quis... Para Deus não possui valor algum...

Quando Deus nos fala algo. Quando a Palavra de Deus nos é revelada de alguma forma, a FÉ, este presente do Espírito Santo, manifesta-se em nós, e nossas atitudes vão demonstrar o quanto cremos, o quanto valorizamos, o quanto Deus nos tem verdadeiramente...

Há quem diga que a Fé como Dom do Espírito é um nível de Fé SOBRENATURAL, dada a algumas pessoas em situações realmente difíceis como que para lançarem os Montes nos Mares... mas, pergunto: Qual fé não é sobrenatural? Desde a Fé necessária para crer que Jesus Cristo, morreu sem pecados e que Deus O Ressuscitou e que Vivo Ele está, até a Fé necessária para dizermos a um morto: Levanta-te; ou a uma Montanha se lance no mar... Toda a FÉ VEM DE DEUS... Não é derivada de nossa mente, ou de nosso positivismo... SEM JESUS NÃO HÁ FÉ! NÃO HÁ!!!!!!

Portanto, cresça em Fé! Cresça no relacionamento com Deus. Entregue de verdade sua vida a Ele; dê passos, abrindo mão de sua maneira de viver e passe a viver segundo o que a Bíblia nos orienta... Em algum tempo, quando você ver não estará mais usando o Cartão de Crédito e se endividando porque crerá que Deus te dará o sustento e a provisão certa no tempo certo. Você nunca mais temerá más notícias, porque saberá que Deus está no controle de tudo. E quando for orar por alguém, você SABERÁ, e isso te impulsionará a orar que DEUS PODE CURAR AQUELA PESSOA, seja lá de que tipo de enfermidade, ou prisão, ou mal, porque Ele tem Poder sobre todas as coisas, e então simplesmente você vai agir... Porque crê Nele.

Quando ouvir alguma Palavra específica para tua vida, você terá paz para não agir por impulso humano, e ao mesmo tempo fará tudo o que te for possível para que aquela Palavra que recebeu se cumpra.... Porque Deus falou!

Perceberá inúmeras vezes, que o cumprimento de determinadas palavras, absolutamente não estão no alcance de tuas ações, mas, por pequenos passos de fé, atitudes práticas, você se surpreenderá pela GRAÇA DE DEUS, que honrará a Fé que nasceu em teu coração...

TENHA A OUSADIA DE CRER!!!!

Dê pequenos passos de fé. Creia na Palavra de Deus e aja! Quanto mais testemunhos viver, mais sua Fé será aperfeiçoada. FÉ É A CERTEZA QUE ALGO VAI ACONTECER, POIS DEUS DISSE QUE VAI ACONTECER... E SUA ATITUDE MOSTRARÁ QUE CREU DE VERDADE!

MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário