terça-feira, 4 de novembro de 2014

Série: "O Fruto e os Dons do Espírito" - OPERAÇÕES DE MILAGRES



“...a outro a operação de milagres” - (1Co 12:10)

 Um grande questionamento dos seres humanos é: O que é um milagre? E de fato eles ocorrem?

Em igrejas católicas de vários lugares do mundo existem salas entulhadas de muletas, cadeiras de rodas, oferendas para determinados “santos”, a quem se atribui a realização de milagres. Uma das condições para que algum homem ou mulher seja santificado pela igreja católica é a comprovação de pelo menos dois milagres que possa ter sido documentado através da intervenção ou da invocação de tal “santo”, como o mediador, ou realizador de tal fato extraordinário.

É muito conhecido no Brasil, através do Espiritísmo, o que se convencionou chamar de operações espirituais, onde pessoas que incorporam entidades chamados de “santos”, ou “guias” realização “operações espirituais”, com incontáveis relatos de curas de doenças graves como o câncer entre outras.

A miséria humana, a pobreza, as doenças, a falta de recursos públicos, e os abalos por situações inusitadas, ou por uma série de fatores que encarceram vidas na absoluta incompetência de reagir aos problemas da vida, levam parece que a mesma massa a vagar atrás de soluções para tais problemas, no sobrenatural, já que a vida lhes tem sido tão injusta ou pesada.

Não parece diferente a busca que vemos hoje pelas televisões de pessoas enchendo templos evangélicos onde pregadores realizam através de orações e de ações aparentemente respaldadas em exemplos bíblicos para manifestar curas, libertações, em pessoas que se amontoam buscando melhor sorte para suas difíceis realidades.

Não querendo criticar os outros mas, a nós mesmos, já vimos e ouvimos falar de muitos relatos, de “milagres fraudulentos” encomendados para gerar uma comoção nas massas para explorar a fé de muitos, que acreditando que Deus estava operando, e que poderia também resolver o seu caso, quando o alvo eram apenas as carteiras que desafiadas a serem esvaziadas, provavam confiança e gratidão a Deus que realizara tais milagres...
Como se Deus fosse um “mico de circo”, treinado para fazer algum show, e depois passasse a canequinha, para recolher os donativos, pois o show tem que continuar...

Pois Jesus veio neste mundo que desde os primórdios foi palco desta miséria humana, como consequência do afastamento de Deus, indo o ser humano cada vez mais fragilizado pelo pecado pela contaminação pelo total descumprimento dos princípios de Deus para uma vida digna, segundo o propósito de Deus para nós.

O primeiro profeta a realizar milagres foi Moisés, quando foi usado pelo Eterno para manifestar os juízos de Deus contra Faraó. Além disto a Abertura do Mar Vermelho, o Maná no deserto, as codornizes quando o povo clamou por carne, a Rocha que vertia água no deserto e que acompanhava o povo, o fato das roupas e sapatos que não se desgastaram em 40 anos, todos estes relatos absolutamente extraordinários, ocorreram no período em que o povo saía da realidade da escravidão no Egito, para transformarem-se nos conquistadores da Terra Prometida.

Algo curioso ocorre quando o povo entra na Terra Prometida: O Manah cessa. Agora eles precisavam plantar e colher.

Em todos os relatos bíblicos vemos o sobrenatural de Deus, nas histórias dos Patriarcas, dos Reis, dos Profetas, mas, em se tratando de manifestações para o povo que vivia necessitado de coisas básicas como comida, água, cura, ressurreição, vimos profetas como Elias e Eliseu, manifestarem milagres, de multiplicação para que em determinadas casas, onde havia pobreza e fome, houvesse uma grande provisão; Há muitos milagres realizados principalmente na vida de Eliseu, que apontam para Jesus, como se Eliseu fosse uma figura do Cristo que haveria de vir, para Manifestar a Graça do Pai a todos.

Vem Jesus, no meio do Império Romano, com milhões de pessoas ao redor do Mundo conhecido à época, na condição de escravos, sendo que havia muita necessidade, fome, doenças, prisões espirituais, mortes prematuras e inexplicadas, etc...

Jesus curava as multidões, mas, inúmeras vezes ele OPERAVA MILAGRES. Ele multiplicou pães para suprir a fome de milhares de pessoas; Ele ressuscitou mortos; ele curou cegos, inclusive cegos de nascença; Ele restaurou a audição de surdos; ele manifestou poder expulsando demônios que prendiam vidas há muito tempo; Ele fez paralíticos andar e Ele mesmo andou sobre as águas.... Dele saiu virtude que curou uma mulher que possuía uma enfermidade há doze anos, e que já tinha gastado todos seus recursos com médicos, sendo que nunca encontrou solução até aquele dia.

Os discípulos de Jesus, enviados como apóstolos, operaram Milagres, a ponte da Sobra de Pedro curar enfermos, e o que Deus realizou na cidade de Éfeso através de Paulo e dos seus discípulos naquele lugar ser narrado como “MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS” O que é um Milagre Extraordinário? Já que a Palavra Milagre já quer nos dizer algo fora do comum, inimaginável antes de ocorrer?

ENERGÊMA DUNAMIS – é a expressão usada pelo Apóstolo Paulo, para OPERAÇÃO DE MILAGRES. Duas palavras cujos radicais usamos bastante em nosso idioma. Um fala de Energia e o outro da DINAMITE... Um poder violento; uma força descomunal; algo não comum; algo extraordinário;

Como sabemos se devemos orar por uma simples cura ou pela operação de um milagre? Nunca saberemos!

A questão não é discutir a origem das palavras, ou de que melhor maneira empregar tal técnica para determinados problemas, e outra numa situação inusitada... OS DONS SÃO DO ESPÍRITO SANTO, que habita no coração dos cristãos verdadeiros.

Para nós o que deve nos mover é a Compaixão, que é a CONSCIÊNCIA de que temos dentro de nós, O Autor da Vida, e que nos deparamos por uma situação miserável, na vida de um ser humano, feito a imagem e semelhança de Deus, e que está preso pela consequência de termos nos afastado do Pai, e essa desgraça está se manifestando ou numa dor de cabeça, ou numa deformidade, numa cegueira, numa doença incurável...

Compaixão é olharmos com amor pela vida e com desprezo pelo fruto do pecado que está vitimando aquela pessoa que está ali, diante de nós... É a convicção que Deus pode!

Os magos do Egito faziam sinais miraculosos; sempre houveram xamãs, bruxos, magos, encantadores, que através das artes mágicas, das manifestações de poder prendiam pessoas longe de Deus, muitas vezes, sendo adorados e levando ao inferno tais pessoas.
Sabemos que uma das características do Falso Profeta será a manifestação de Sinais a ponto de fogo cair do Céu, como nos dias de Elias, desta vez o fogo virá da parte de Satanás...

Há poder nas trevas também...

Mas, OPERAÇÃO DE MILAGRES, voltando a Deus... surge em situações em que não há médicos; em que talvez os recursos já foram gastos, em que não se crê mais que possa haver solução; onde não se espere mais nada... de repente.... UMA ENERGIA DINÂMICA, A FORÇA DE UMA EXPLOSÃO, começa passar por você e simplesmente o que era impossível, torna-se real, tangível, visível...

COMPAIXÃO... FÉ... INTIMIDADE COM DEUS... AMOR... MISERICÓRDIA... CONFIANÇA... OUSADIA... Tudo isso junto, talvez na próxima vez que você for orar pela dor de cabeça de alguém, ou pelo câncer que está em metástase... ore. “... a outro, ENERGÊMA DUNAMIS...” (I Cor. 12:10)


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário