terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - PROFECIA



“...e pelo mesmo Espírito,... a outro a Profecia” - (1Co 12: 9 e 10)
“Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;” (1Co 14:31)


O Apóstolo Paulo escreve cuidadosamente à Igreja de Corinto, um povo que abraçou o Evangelho de Cristo com muita intensidade, mas, que não conhecia nada a respeito da Cultura do povo de Deus, pelo contrário, toda sua estrutura de vida era baseada nos deuses que serviam seu povo, e no tipo de vida de uma cidade que era uma grande rota comercial, e por isso, com um comércio pungente e muitos problemas com prostituição, violência, degradação moral, tudo isso fruto do meio em que viviam absolutamente distantes de Deus.

Pois ao mesmo tempo em que havia esta realidade que precisava mudar e para isso, Deus envia para lá, o Rabino Paulo, que conhecia profundamente as Escrituras e por isso era apto, a ensinar os fundamentos e rudimentos do relacionamento com Deus, que era a Lei que Deus deu a Moisés no Monte Sinai, e que fora cumprida integralmente por Jesus, para que nossos pecados pudéssem ser perdoados e livres.

Nesta a igreja, neste grupo de pessoas, houve um grande rompimento espiritual, e O Espírito Santo derramou-se de uma forma poderosa, e a Carta de Paulo, vem esclarecer aos Corintos, acerca dos Dons Espirituais que com grande evidência fluíam quando este povo reunia-se para adorar a Deus.

Numa das manifestações mais comuns deste Poder que estava fluindo entre o povo de Deus, estava o DOM DA PROFECIA, a capacidade de alguém tendo recebido uma mensagem, um entendimento sobre algo do Mundo Espiritual, revelado por Deus, e então tornar-se a Boca, o interlocutor entre Deus e as pessoas para quem Deus está direcionando tal dom ou palavra.

Um capítulo inteiro é dedicado a este dom tão comum e tão importante, e ao mesmo tempo tão delicado, pois, assim como há hoje, naqueles dias a desinformação, a falta de temor e de cuidados, de ousadia e de fé, podem impedir que este dom flua com mais intensidade em nosso meio, ou algo pior que isso, que seria alguém usar mal este dom, com mentiras e manipulação.
“Todos podeis profetizar” quer dizer que todos podem! Está à disposição de todos que quiseram ser usados por Deus. A disposição aí deveria ser ao contrário: As pessoas deveriam estar à disposição de Deus para que Ele os usasse para tocar o seu povo.

Ao mesmo tempo O Apóstolo Paulo, adverte que a Palavra deve ser julgada, e isso é claro, porque pode haver uma má interpretação por parte do interlocutor, com aquilo que efetivamente Deus quer fazer.
Também pode haver uma má intenção ou até uma influência das trevas, na vida de alguém que quer profetizar ou que pode estar querendo manipular os ouvintes. Nunca podemos descartar que alguma palavra que for compartilhada pode ser maculada com alguma impressão pessoal, algum interesse não declarado, alguma influência externa ou interna que pede manifestar algo que não vem da parte de Deus.

Assim como o Orar em línguas espirituais, é uma manifestação da Presença do Espírito Santo, o profetizar também é, embora o primeiro serve para a Edificação pessoal. Quando oramos em línguas espirituais, “o nosso espírito ora de fato”, e segundo (o profetizar) vai edificar a pessoa que está ouvindo, ou que é o alvo da Palavra liberada.

“Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.” (1Co 14:3)

O Apóstolo dos não judeus, nos explica que entre os dons, um dos mais importantes é o da Profecia, por causa do Amor, porque enquanto um Dom nos edifica a nós mesmos, a Profecia edifica a Igreja e as Palavra Proféticas são dadas por Deus, nestas três áreas, que devem ser para nós um dos primeiros CRIVOS, num julgamento:

EDIFICAÇÃO: Mesma palavra usada para Edificação da Igreja, que está relacionado a fazer uma família para Deus, estruturar, fundamentar, nos fazer compreender este mistério que é sermos O Corpo de Cristo e membros uns dos outros.
EXORTAÇÃO: Trazer a Luz da Palavra de Deus, a lembrança da Aliança de Deus para conosco, quem somos em Cristo Jesus, o que Deus tem reservado para nossas vidas e que podemos estar deixando passar de nós.
CONSOLAÇÃO: No grande desafio de passar por esta vida e as desventuras causadas pelo nosso afastamento de Deus, ainda que O Tenhamos encontrado, as lutas, as dores, as dificuldades, as decepções, e a morte o último inimigo a ser vencido, seriam muito mais difíceis, ou até impossíveis de ser enfrentadas se não pela nossa Bendita Esperança, a Certeza da Nossa Salvação, o Consolo d´Aquele que É O VENCEDOR INVICTO! Mesmo nos momentos mais difíceis, Ele NUNCA NOS DESAMPARA, e uma Palavra de Profecia DO CONSOLADOR, é o oxigênio que alguém precisa para continuar vivendo, e este sopro de vida pode ser colocado por Deus, no coração e nos lábios de qualquer um de nós...

PROFECIA É FÉ

Não há como profetizar, não há como orar em línguas, não há como sequer ser salvo sem Fé. Sem acreditar que tudo o que Deus falou é verdade e porque Ele falou vai se cumprir.

Portanto, assim como um dia você creu que Jesus se entregou por amor de você; assim como você creu que O Espírito Santo estava se derramando em sua vida e você passou a orar em línguas espirituais, assim como você, já sentiu que Deus tem falado ao teu coração, te dado pensamentos, te feito pensar em pessoas e em situações.... Manifeste Fé mais uma vez e... PROFETIZE!

Há em nosso meio, gente madura que vai com segurança e amor dizer: Olha esta palavra não nos trás paz, porque fere a Bíblia em algum princípio, ou vai dizer: Aleluia! Sinto Paz em meu espírito, que esta Palavra é da parte de Deus.

O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA! Que bom que você tem temor de falar algo que não seja de Deus.... Deus vai te honrar por este temor!

DEUS NÃO NOS DEU ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS, DE OUSADIA E DE INTREPIDEZ! Vamos abra a tua boca, permita que a Palavra de Profecia flua da tua vida... Não talvez não seja um profeta...

MAS, TODOS PODEIS PROFETIZAR!


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário