terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons Espírito" - VARIEDADE E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS




“...e pelo mesmo Espírito,...  a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. (1Co 12:10)

“E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Olhem isso! Não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. (Ats 2:4-11)

“Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus... Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” (1Co 14:27-40)

Infelizmente há ainda muitas dúvidas, e desconhecimento sobre a Plenitude do Fluir do Espirito Santo nestes dons, porque não temos crescido em fé e em ousadia, para experimentarmos estes presentes da parte de Deus. Como todos os outros dons, estes são do Espírito, estão em nós, e se manifestam pela necessidade que poderemos ter e pela fé de quem se colocará nas Mãos de Deus para ser usado.

Há, lendo estes três textos, algumas coisas que ficam claras e que precisamos discernir para que em nós haja um novo fluir de Deus:

 Outras línguas e Línguas espirituais

Falar outras línguas para um brasileiro, é falar: hebraico, russo, inglês, japonês, algum dialeto africano... Línguas que são faladas por algum povo deste mundo e que não era falado pela pessoa que está sendo usada por Deus, neste dom da Variedade de Línguas. Parece óbvio, que se alguém for usado neste dom, O Espírito irá usá-la para um FIM PROVEITOSO, que seria, ali no meio de todos haver alguém que fale aquele idioma, (desconhecido pelo que fala), que possa trazer ao ouvinte uma mensagem da parte de Deus, e este percebendo o manifestar sobrenatural do Espírito Santo, ser quebrantado, edificado, tocado de forma singular por Deus.

As línguas espirituais, por sua vez, são um mistério até para quem fala, logo, também para quem ouve. Quando alguém ora em línguas espirituais, ninguém entre os ouvintes entende o que se está orando, porque não são línguas de homens (não são OUTRAS LÍNGUAS). Também as línguas espirituais são parte do Dom do Espírito da Variedade de Línguas, e é FUNDAMENTAL, para a própria edificação do que fala, mas, não é proveitoso para quem ouve, A NÃO SER, que haja quem a INTERPRETE. Por este motivo, o Apóstolo Paulo nos orienta a orar “consigo mesmo e com Deus”, ele afirma que de todos ele era o que mais orava em línguas (incentivando com isso que as pessoas fizessem o mesmo, para a edificação, o fortalecimento do próprio espírito de cada uma).

Assim como atletas exercitam os músculos para ficarem mais fortes; estudantes exercitam a mente fazendo exercícios, estudando vocabulário de um idioma que se está aprendendo, e este exercício é similar ao fortalecimento dos músculos de um atleta, para alguém espiritual, o falar em línguas espirituais pode ser comparado à musculação e aos exercícios também de um atleta para ganhar músculos. Nosso espirito será edificado, fortalecido, ficará forte quanto mais exercitarmos, edificarmos, orarmos em línguas, pois, quando oramos em línguas, o nosso espírito ORA DE FATO!
Alguém poderia dizer: Deus eu te amo! Deus Você é O Máximo! Você é o SUPRASUMO, MAIS QUE EXALTADO, DIGNIFICADO... e usar todas as palavras mais bonitas, que tiver, ainda assim, não conseguirá expressar, nem com todas as palavras deste mundo, nem a MILHONÉSIMA PARTE, de quem Deus é, e do quanto Ele é Maravilhoso... Quando oramos em línguas, cantamos em línguas, não é a nossa mente limitada que ora e adora, é o Nosso espírito VIVIFICADO PELO ESPÍRITO SANTO que adora a Deus, e que diz a Ele, quem ELE É PARA NÓS... Por isso, somos edificados e fortalecidos, quanto mais oramos e oramos e oramos...

Havia no passado, a expressão: LÍNGUAS ESTRANHAS. Em nenhum lugar da Bíblia, esta expressão aponta para o que ouve em Pentecostes, ou para o que ocorre quando oramos em línguas espirituais. Em Pentecostes, não foram línguas estranhas. Foram línguas conhecidas e faladas, por pessoas que estavam em Jerusalém para a Festa de Pentecostes, e que conheciam aquelas línguas dos países de onde elas vieram para Jerusalém. Da mesma forma quando oramos em línguas espirituais, não falamos línguas estranhas, falamos línguas que são conhecidas por Deus e que são nos dadas pelo Espírito de Cristo, naquele momento em que falamos. É uma língua estática, aparentemente incompreensíveis, a não ser para O Espírito que as deu e para que Ele quiser dar a Interpretação.

Muitas vezes quando alguém está orando em línguas alto, alguns confundem-se e dizem: Fulano estava orando em inglês, em japonês, etc... Não se pode descartar a hipótese de que alguma palavra num idioma conhecido entre os homens, possa ser falado numa situação como esta, mas, As Outras línguas são dadas para um fim proveitoso. Alguém ali ouvirá aquelas palavras que a pessoa que ora não conhece e entenderá claramente o que se está falando, e isso lhe será um SINAL, uma mensagem, algo absolutamente claro, talvez alguém que ora está recebendo ela mesmo, a confirmação de seu chamado para determinado país ou povo, e alguém com clareza vai confirmar isso dizendo que entendeu tudo o que foi dito em determinado idioma que a pessoa falou enquanto orava. As coisas de Deus são claras, tudo é em Ordem e com decência... Há um propósito claro que se manifestará!
INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

É muito comum alguém orar em línguas e enquanto ora, começa também falar em seu próprio idioma como que trazendo uma interpretação do que está orando. Não é uma tradução (como tal palavra significa isso, ou aquilo). Não é uma tradução, do inglês para o português, é uma INTERPRETAÇÃO. Logo, se a Variedade de línguas, for de algum idioma conhecido, alguém presente saberá o que se está falando, mas, se for numa língua espiritual, Deus usará alguém presente, ou mesmo quem ora, para trazer a revelação, a interpretação, da mensagem da parte de Deus através das línguas.

Deus é O SENHOR, e quem somos nós para colocarmos limites para O ETERNO, e para dizer que Ele age apenas assim ou de outra maneira... ELE FAZ O QUE LHE APRAZ, e não podemos descartar que Deus possa dar palavras de um determinado idioma para certa pessoa, por exemplo. Alguém que está orando, começa VERDADEIRAMENTE a falar em JAPONÊS, e outra pessoa que não fala uma palavra de Japonês, (aliás, talvez num ambiente deste ninguém fale tal idioma), começa a TRADUZIR (o que para esta pessoa será também uma INTERPRETAÇÃO, pois ela não fala JAPONÊS – O idioma deste exemplo), e então a Mensagem da parte de Deus será compartilhada, com todos ou com alguém especificamente... Nos parece óbvio, que numa situação como esta o falar em um idioma específico, deve trazer uma direção, uma confirmação, ser um sinal para alguém a respeito de um povo cujo idioma foi usado nesta manifestação da parte de Deus.

Quando alguém está sendo usado para Interpretar Línguas, não adianta ter um papel e caneta em mãos para anotar as palavras ditas em línguas espirituais e a sua correspondência em seu idioma...rsssss Não é uma tradução, é uma interpretação. Discernimos todas as coisas, mas, não somos discernidos por ninguém.

UMA NOVA MANEIRA DE VER AS LÍNGUAS E A INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS

Neste tempo em que vivemos, estamos cercados por muitos povos, dentro às vezes de uma mesma cidade, pessoas falam variadas línguas, e muitas vezes não se entendem. Quando estamos em Israel por exemplo, quase todos falam hebraico, mas, há quem fale árabe, outros tantos inglês, alguns russo, outros francês, e ouvimos também português, espanhol, e línguas, que identificamos como alguma língua africana, japonês, chinês, coreano, etc... uma profusão de idiomas... Mas, não é só em cidades que recebem muitos turistas que isso ocorre... Há às vezes numa cidade, num bairro, pessoas muito ricas e outras muito, muito pobres. Há skatistas, e outros que são surfistas, há donas de casa e há empresários, há pessoas que dedicam-se aos exercícios físicos e outras que dedicam sua vida a estudar determinado assunto filosófico ou ciência, há crianças e há anciãos, que parecem cada um falar de coisas e de interesses, que não são compreendidos, discernidos, entendidos por outras pessoas ou grupos fora daquele círculo... E O NOSSO DEUS NOS ENVIOU PARA PREGAR O EVANGELHO à toda criatura... Precisamos crer que Deus, vai nos usar em determinadas situações, com O DOM da Variedade de línguas, para que consigamos falar com determinada pessoa, de uma maneira que ela entenda sobre as Maravilhas de Deus. Talvez, O Pai está confirmando o teu chamado para falar com certo grupo de pessoas, talvez as crianças, talvez homens de negócio, talvez, os drogados, e você vai receber como um sinal deste chamado, a Língua, a maneira de ser entendido por tal grupo e de entender, ouvir, discernir, compreender o que falam, para que você possa ser a solução e a resposta de Deus para este grupo de pessoas... CREIA, E VÁ!!!!!

Não estamos estudando o que ocorreu em Atos, para entender apenas. Estamos buscando o que Deus quer fazer conosco para que possamos ser usados por Deus nos próximos dias, nos próximos tempos.
Peça a Deus a língua do teu chamado, e vá estudar... Talvez você se surpreenda que em pouco tempo, pessoas vão dizer: “Puxa, quando você fala não percebemos sequer sotaque. Parece que este é o teu idioma de origem, pela clareza com que fala!” Você vai falar das maravilhas de Deus? Então vá!
SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS!

Deus nos deu fé em nossos corações quando ouvimos falar de Jesus Cristo pela primeira vez, à ponto de um dia podermos dizer: “Eu creio que Deus O Ressuscitou dentre os mortos!” A Fé vem por ouvir a Palavra de Deus... e a Fé sem obras (sem atitudes é morta)... Sabemos com clareza sobre isso...

Da mesma maneira, tivemos fé para orar em línguas espirituais, pela primeira vez, quando fomos cheios do Espírito Santo. Muitos tinham medo de orar sem entender o que oravam, e falarem algo que não viesse de Deus, mas, de repente, romperam em fé e passaram a orar...

Da mesma maneira, em determinado momento tivemos fé para falar de algo, de um sentimento, de uma palavra que veio ao nosso coração. Tivemos temor e todo o cuidado para falar, porque não era claro que aquilo vinha da parte de Deus, era uma impressão que parecia nossa sobre certo assunto, ou situação, mas, falamos, e então passamos a profetizar. Outros fluindo tanto e com tanta fé neste dom, profetizam com bastante fluência, mas, tudo começou com um romper de fé, que nos levou a falar o que Deus colocava em nosso interior...

Paulo quando escreve sobre o Profetizar, também explica coisas sobre a oração e a interpretação das línguas, porque embora diferentes entre si, são ao mesmo tempo dons que se manifestam pelo nosso falar... Assim como para você profetizar um dia, precisou de FÉ, ousadia, creu que algo veio ao teu espírito, foi depositado por Deus dentro do teu coração e você precisou abrir a tua boca e isso te encheu de temor... Para você trazer a Interpretação, TÃO NECESSÁRIA, quando estamos juntos orando, você precisará ROMPER EM FÉ!. Você terá de crer que tal mensagem que todos percebem que é algo mais do que alguém apenas se fortalecendo espiritualmente enquanto ora em mistérios com O Pai... Quando você perceber que as línguas, parecem trazer uma mensagem aos ouvintes, se a pessoas que ora não trouxer interpretação, talvez é a hora que Deus vai ativar você, usar você, para que flua neste dom do Espírito Santo... Creia, ouça e interprete... O Entendimento que Deus lhe trouxer ao coração compartilhe....

UM TESTEMUNHO INESQUECÍVEL

Conversando tempos atrás com o pastor David Fantazzini da Igreja Apostólica Bola de Neve, ele me disse que um diácono de sua igreja que era surdo e mudo, não conseguia entender o que era orar em línguas, já que não falava surdo e não falava, e através de intérprete e das LIBRAS (Línguas para os deficientes auditivos), o pastor perguntou aquele rapaz, como Deus fala com você? E ele respondeu: Com sinais, em Libras... E então foram orar e aquele moço começou a ver sinais e a reproduzir sinais que jamais havia falado, e foi CHEIO... CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, e falou em línguas espirituais pela primeira vez, por que O DEUS QUE SERVIMOS NÃO PODE SER COLOCADO DENTRO DE UMA CAIXINHA, ELE NÃO PODE SER CONTIDO, CONTADO, COMPREENDIDO, EXPLICADO... ELE É O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA, O TODO PODEROSO...cdfaçkdg08av apvjnadkjf9aslnçkasdnv´ 0iasdksndafpafhalkdfóiasgçjabdo fualfçknafjçladsladncb çahv   doilkvnoahv içldhoihasv hjv´dsjviadvnaçlk  hoianvçladnvav  hdviaçlkvnaíohv n pavpashvlavn ahvánvlkanv nc08hagabçlvdn íhaícn anv´0a pajv paivha0fv jcp~´9sf os pj.


Paulo de Tarso e MINISTÉRIO PASTORAL
IGREJA APOSTÓLICA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário