sexta-feira, 27 de março de 2015

Série: Restauração - "A Restauração da Alma"




Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus? Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar. Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida. A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo? Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. (Slm 42:1-11)


Uma boa conversa consigo mesmo... Foi assim que o Rei David, legou às futuras gerações, segredos tão tremendos do íntimo do ser humano. Só Deus poderia fazer algo assim. David jamais teria pensado que escrever o que passava em sua mente poderia ser tão esclarecedor para pessoas de todas as nações da Terra, que vivendo para Deus, às vezes estão tão abatidos ou desesperados que se perguntam: O que há de errado comigo? Como sendo de Deus, posso estar passando por isso?

Quando pensamos na Restauração da Alma, é claro que imaginamos pessoas que tendo se convertido, e vendo sua vida mudar radicalmente, se abrem para que lembranças dolorosas do passado, maldições geracionais, prisões espirituais possam ser quebradas afim de que tais pessoas tenham uma nova perspectiva nesta Vida Abundante que Deus tem pra nós.

O Rei David, e mais do que ele, Deus e a Sua Palavra nos revela a verdade, não de um mundo ideal, mas, a realidade de quem serve a Deus e que luta diariamente contra o mundo, contra o pecado, e contra a natureza carnal que insiste em querer nos levar para longe de Deus.

O Rei David, está tão triste que não esconde a perspectiva de encontrar-se com Deus, de deixar este mundo, e de desejar tal coisa, como uma solução para o seu sofrimento.
Provavelmente a traição de seu filho Absalão e a decisão de David deixar Jerusalém e a Arca da Aliança pra trás, para não ter que enfrentar seu próprio filho, gerou este momento tão terrível, quadro de fundo para este Salmo.

O mais notável e extraordinário é que David, em momento algum deixa de crer em Deus, deixa de colocar em Deus a solução para suas angústias.

DEUS NÃO ME ABANDONOU – David, diferente de muitas pessoas, nunca põe em dúvida a existência de Deus, seu Amor por Ele, e O Poder para mudar-lhe a sorte. Infelizmente pessoas que nunca tiveram uma experiência real e pessoal com Deus, poderiam ficar num momento difícil suscetíveis à dúvida, a achar que estão perdendo tempo e que tudo o que fizerem demonstrando crer em Deus foi inútil. Este é sem dúvidas um ataque espiritual, que se dá pela fraqueza de alma e da falta de fundamentos firmados em Deus.

Há para algumas pessoas certas certezas, valores, convicções, que não importa o que ocorra, elas estarão firmadas nestas verdades e através delas poderão deixar os momentos difíceis, porque tudo pode passar, mas, não as Verdades da parte de Deus.

A certeza a respeito do Amor e da Fidelidade de Deus, é atacada por dúvidas muitas vezes através de pessoas que nos cercam e que usados pelo mal vão dizer: Se Deus existe...? Se Ele se importasse com você? Se Ele te amasse...? Se Ele realmente fosse quem diz ser, não te deixava passar por este momento tão difícil!

David, diz pra Deus o que as pessoas dizem pra ele. David como que denuncia sem deixar de crer em Deus, como as pessoas o atormentam dizendo: Aonde está o teu Deus? (Onde está o teu socorro e abrigo?)

David, deixando-se levar pelos pensamentos começa lembrar dos momentos gloriosos que viveu servindo a Deus.... A Alma naturalmente atacada pelo que vê e sente, vai querer o conforto e paz em lembranças boas, sem perceber que não há consolo num passado glorioso, e nem expectativas num futuro incerto...  A única Esperança para a Vida está Nele.

Porque estás abatida dentre de mim, oh minha alma? David percebendo e nos ensinando que somos à imagem e semelhança de Deus, espírito, alma e corpo, conversa consigo mesmo, falando à sua alma, porque está tão abatida? Porque está se deixando conduzir pelas situações que a cercam que são passageiras, sendo que há coisas e verdades que são eternas e estas jamais passarão?

O espírito de David, a parte de nós que tem comunhão com Deus, a parte de nós que nasce de novo, através de Cristo Jesus, diz à alma, muitas vezes enganada pelo que vê, ouve, sente, lembra:

ESPERA EM DEUS, pois ainda O Louvarei!

Há uma luta diz o Apóstolo Paulo entre o espírito e a carne, e esta guerra é travada em nossa alma. Uma parte de David se vê injustiçado, e esquecido e outra lhe afirma ser ele amado, e que nunca estará sozinho....

Espera em Deus, diz David a ele mesmo e por um triz ele não se vê livre daquele momento tão terrível, para ter o ânimo necessário para uma grande transformação em sua vida.... Era a hora de David, por um PONTO FINAL em suas aflições.... Mas, ele infelizmente usa uma VÍRGULA....

Infelizmente, a Alma de David, não ouve com clareza pois as coisas e circunstâncias que o cercam são tão sérias e pesadas que parecem gritar, enquanto as coisas de Deus parecem sussurros vindos de longe...

David lembra-se das coisas de Deus, das vitórias que teve, mas, passa então a falar diretamente com Deus: Rocha minha, porque me abandonaste? Ao mesmo tempo que David tem certeza da Presença de Deus, se deixa levar pelas circunstâncias de parecer que o Mundo estava desabando em sua cabeça... Ele vê que um abismo acaba lhe levando a outro abismo; Como se ondas atrás de ondas arrebentassem sobre sua cabeça, David, sente como sua maior dor a zombaria dos seus inimigos que não temem a Deus como ele, o afrontarem dizendo: Se você é de Deus, porque está passando por tudo isso? Se Deus é contigo, porque não te guarda? Onde está o teu Deus?

A guerra em nossa alma, em nossa mente, não é algo simples ou a podemos tratar de forma leviana, pois não lutamos contra nós mesmos, mas, os demônios, que nos querem destruir, lançam a todo tempo dúvidas, incertezas, lembranças dolorosas, ou lembranças boas, em momentos terríveis, como quem diz: O que ocorreu, era tudo falsidade, ou Deus de fato te abandonou....

O salmista expressando estar em uma grande guerra interna, há pouco diz à sua Alma: ESPERA NO SENHOR, mas, no lugar de firmar-se nesta verdade e nesta palavra, se permite vagar em seus pensamentos, lembranças e situações que o cercam e ele cada vez vai ficando mais deprimido, mas, há um momento em que David, cai em si, e como se arrependesse de permitir tais dúvidas, repede novamente a si mesmo:

Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus (PONTO).

O Humanismo, uma das chagas no Evangelho do Reino de Deus, os paliativos para a alma ferida, o FALSO “autoconhecimento”, muitas vezes, prendem ainda mais as pessoas que no lugar de firmadas em Verdades Eternas, buscarem ânimo para romperem suas crises, são motivadas a ficarem remoendo suas mazelas humanas, já que são ensinadas a aprender viver com os seus males, com os suas imperfeições, com as  suas angústias, com os seus demônios interiores.... VAI PRO INFERNO DEMÔNIOS INTERIORES e todo o mais desta bobagem, que intenciona tratar carne com carne e alma com alma....

David demonstra saber o Caminho para superar a sua dor: ESPERAR EM DEUS.... Percebendo que novamente seus pensamentos o levaram para longe de Deus, cada vez mais sua angústia o estava roubando da solução de suas crises, David, desfere um golpe certeiro e mortal contra toda a tristeza, depressão e angústia que lhe roubavam a paz.... ESPERA NO SENHOR, OH MINHA ALMA, A ELE QUE É MEU SOCORRO E O MEU DEUS.

Se Deus não te livrar, você vai atrás de quem? Se Deus não te curar, você vai fazer o que? Se Deus, não te responder, você vai buscar respostas aonde? Para qual religião você vai agora? Para qual deus você vai clamar agora? Quem se deixa levar por um pensamento assim nunca conheceu O SENHOR, nunca sentiu de fato O Espírito de Deus em sua vida...

David, pela segunda vez, lembra-se de Deus, e diz à Sua Alma para Esperar Nele e PONTO!
Há momentos que temos que encerrar uma discussão, ainda que for de você com o espelho. Há uma hora em que os teus valores em Deus precisam gritar mais alto do que as lutas, problemas, dores, dúvidas, dívidas, medos, passado, dificuldades, problemas... Ele é o Meu Socorro, e o meu Deus.

Muitas crises já poderiam ter sido vencidas, muito problemas superados, se simplesmente disséssemos a nós mesmos: CHEGA! Deus é Deus, e  se Ele não me tirar disto eu não quero sair; e Se Ele ainda não me mostrou a solução é porque ainda não era a hora. EU CONFIO EM DEUS PONTO!

É muito importante que uma pessoa que entrega-se Cristo possa expor-se a compreender sobre a sua alma; possa ser levada a perdoar pessoas que lhe feriram; possa ser conduzida a um arrependimento profundo por coisas nas quais se envolveu no seu passado sem Deus, e que podem ter gerado prisões em sua vida, mas, todos os que estão em Cristo Jesus, precisam confiar em Deus!

Alguém que aprendeu a aquietar sua alma, terá autoridade para acalmar uma nação: “Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.” (Slm 131:1-3)

Assim como uma criança desmamada no colo da mãe, que não vai ataca-la mais por leite, assim é a minha alma para comigo.... Ela aprendeu quem é que manda!


Assim digo: Espera , povo de Deus, no Eterno, Nosso Deus, desde agora e para sempre!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem


*** Há muitas dúvidas sobre a autoria do Salmo 42, visto que está escrito que é um Salmo para os Filhos de Coré, ou dos Filhos de Coré, ou ainda dos Coreítas ou Coraítas. A questão parece ser solucionada, com o fato dos filhos de Coré serem os Cantores para quem eram escritos alguns Salmos, para serem entoados perante a Face do Nosso Deus.
Também muitos pregadores como Spurgeon, em seus sermões, declara ser este Salmo, composto por David, na época em que fugia de seu filho Absalão.
Foi esta a linha que seguimos para este Palavra, o entendimento que ainda que não tenha sido David, e esta experiência tão terrível que sofreu com seu filho, que tenha motivado as palavras deste Salmo; Da mesma forma o Salmo, Palavra de Deus, da mesma maneira, fala fundo ao Nosso Coração pelo Espírito de Deus, e portanto, grifamos aqui tal dúvida, para que todos saibam, que se foi David, ou outro o autor de tal Salmo, cremos confiadamente que Deus fala conosco através dele e que queremos fazer calar nossa alma, pois AINDA LOUVAREMOS O SENHOR!"***

Nenhum comentário:

Postar um comentário