terça-feira, 7 de abril de 2015

Série: Restauração - "A Restauração do Primeiro Amor"



“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.”
(Apo 2:2-4)

Jesus só faz elogios a Igreja que estava em Éfeso!

Eles têm obras, realizam coisas para Deus (lembrem-se: a Fé sem obras é morta), eles demonstram ter uma fé ativa.
Eles perseveram, mesmo em meio a perseguições e sofrimentos, Jesus repete que vê neles Perseverança, e que mesmo sofrendo por Amor ao Seu Nome não desfaleceram.
Mesmo falando sobre o tema que vamos tratar: O Primeiro amor, Jesus diz que eles têm algo ainda a seu favor, que é odiar a obra dos nicolaítas (a imoralidade no meio do povo de Deus), que Ele também odeia. Além é claro de serem pessoas que julgaram os que se diziam apóstolos, mas, na verdade eram mentirosos....

Qualquer casal, em que um dos cônjuges, numa discussão falasse estas coisas para o outro, seria confrontado duramente com coisas do tipo: O que mais você quer de mim? Você está querendo coisas que estão no passado, na nossa imaturidade! Você mesmo reconhece que faço tudo por você, que história é essa de Primeiro Amor? Isso é coisa de adolescente! Esse tipo de amor não existe mais! Aquela paixão dos primeiros dias sumiu com o passar dos anos.... AMOR, é isso! Esta coisa estável, serena, em que eu faço as coisas que tenho que fazer, e espero que você faça as coisas que deve fazer....

A este tipo de pensamento, a esta situação de não se aceitar o confronto e as críticas de Jesus, Ele diz:

Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. (Apo 2:5)

O que será que a Igreja em Éfeso fazia no início e que deixou de fazer. Porque ela faz tantas coisas, mas, Jesus se lembra de coisas que eram feitas quando se vivia O PRIMEIRO AMOR?

Em nossa vida com Deus, lembramos do radicalismo de termos deixado amigos, músicas, encontros familiares, festas, vícios... De termos passado a frequentar a igreja em todos os cultos; de irmos em seminários; retiros; de termos ouvido alguém dizer: “você não sai mais desta igreja!”; de termos entregue todo o dinheiro que tínhamos no bolso, e até valores com os quais pagaríamos contas, tendo feito isso com lágrimas nos olhos de satisfação de estarmos mostrando para Deus que confiávamos Nele.
De mudarmos o nosso repertório e passarmos a semana inteira lembrando daquela música que foi cantada no culto do domingo só para sentir de novo aquilo que sentimos na Presença de Deus....
De tentarmos anotar as palavras do Pregador e de sublinhar vários versículos, porque tudo parecia essencial no texto da Bíblia que estava sendo lido;
De chorarmos e chorarmos quando a Bíblia estava sendo lida, porque havia uma nítida impressão de que aquela Palavra era específica para você...

Onde foi que perdemos isso?
Talvez alguns, nunca viveram isso!

Porque Deus diz que das crianças e dos que mamam é que vem O PERFEITO LOUVOR A DEUS? Não parece um absurdo, que pessoas se dediquem a ensaiar, a fazer arranjos, a treinar vozes e grupos de adoração busquem os melhores e mais capacitados músicos para tocarem para Deus, e Ele diz que o perfeito louvor, não é esta boa música, tocada com tamanha excelência, mas, o choro de um bebê?!

Como Deus pode sentir falta de um tempo em que pessoas não sabiam onde estava Gênesis na Bíblia? Como Deus não vê, que fizemos seminários, que nos tornamos grandes pregadores, que sabemos “tudo da Bíblia hoje”, porque falar de um tempo em que estávamos cheios de práticas pecaminosas? Tempo em que ainda não sabíamos de cura interior e libertação? Tempo em que não tínhamos dimensão que Deus poderia querer nos usar?

Dependência Dele! Amor Dele por nós!
Na adolescência, os filhos não querem mais os beijos e os abraços dos pais;
Na adolescência, os filhos acham que sabem se virar sozinho, que são suficientes;
Na adolescência, os filhos muitas vezes querem morar sozinhos e ter seu próprios recursos, não porque estão prontos pra constituir uma nova família e querem fazer tudo isso com a Bênção dos pais, e o apoio deles, mas, porque querem ser INDEPENDENTES! Donos do seu próprio nariz e destino...

Pra que Deus, se temos tantas obras?
Pra que chegar mais cedo para ter um tempo em adoração com meus irmãos, se estou exausto por ter atendido tantas pessoas em meu gabinete?
Pra que acordar mais cedo para orar, se eu fui dormir tão tarde cuidando dos meus afazeres? A “igreja” precisa do meu dízimo! Minha família precisa dos meus recursos; as pessoas dependem do meu esforço; as pessoas precisam do meu conselho.... Será que Deus não vê isso?

“Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jer 2:12-13)

Deus chama o Mundo Espiritual por testemunha, para que se horrorizem juntamente com Ele, de que o pior que o ser humano pode fazer é: DEIXAR A DEUS, A FONTE DE ÁGUAS VIVAS, para cavarem um buraco que não vai reter as águas, pois está rachado, e invariavelmente se tornará uma poça de lama..... Como?
Quando trocamos Deus; Quando deixamos de ser dependentes Dele? Quando consideramos que o que temos feito é mais importante do que estar com Ele?

Num dos momentos mais terríveis da vida de David, quando ele manda Urias para a morte, depois de adulterar com sua esposa Bat-Sheva; Deus diz pra David: “Então disse Natan a David: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto. Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos?...”. (2Sm 12:7-9)

Porque você trocou Deus, por alguma coisa? Qualquer coisa?

A resposta de David está no Salmo 51, que ele compôs neste momento terrível, quando jejuava para que o filho deste adultério permanecesse vivo, embora Deus, tenha decidido recolhê-lo. Neste momento em que David não se importa com o que as pessoas pensarão dele, mas, o que verdadeiramente Deus terá do seu coração.

Leia e medite nas palavras deste Salmo: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares. Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar.” (Slm 51:1-19)

Este salmo é um termômetro! Use-o para medir a sua temperatura para com Deus...

1 – David confrontado, não dá desculpas e nem esconde seu pecado, mas, o confessa!
2 – David reconhece que todo o mal que fez contra Urias e sua casa, na verdade foi contra Deus, pois quando não amamos o nosso próximo; quando cobiçamos, adulteramos, na verdade pecamos contra Deus.
3 – David se vê como um leproso, como alguém ferido mortalmente pelo pecado, mas, com fé ele pede a Deus: Purifica-me com o HISSOPO (usado no ritual para a purificação de um ex-leproso);
4 – A transformação é de dentro pra fora: Um coração puro  e um espírito estável
5 – A ALEGRIA DA SALVAÇÃO (Aqui está o primeiro amor! Foi isso que perdemos e que precisamos de volta!)
6 – Espírito voluntário – Não fazer por que tem que ser feito; porque é a nossa escala... Eu vou estar presente e se precisarem de mim estarei à disposição!
7 – Não ter problemas com que as pessoas saibam que pecou, pois a tua transformação vai ensinar os transgressores sobre O Caminho do Senhor.
8 – A minha boca cantará a tua justiça e os meus lábios proclamarão o teu louvor.
9 – O que Deus NÃO DESPREZA: Coração quebrantado e contrito.
10 – O bem que Deus fará a ti, não será apenas para você, mas, através da tua vida, os Muros da Tua Cidade, do teu país, da tua família estarão sendo reerguidos, e de novo haverá continuamente sacrifícios aceitáveis a Deus em seu Altar.... Tudo começa com o teu coração....

Se por um pecado, se por um esfriamento, se por descuido, não importa.... Olhe para a Fonte de Águas Vivas, e olhe para a Cisterna que você cavou... Se porque alguém te feriu; se porque você se encheu de trabalho; se porque você descuidou e a maldade do pecado te prendeu novamente.... Não dê desculpas. ARREPENDE-TE! VOLTA!

Não argumente, Volte! Não dê desculpas, Volte! Não finja que não é com você, Volte! Não ache Deus injusto por não ver todo o seu esforço, ELE VÊ, e isso não está errado, o erro é que você deixou o:

PRIMEIRO AMOR, VOLTE!



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário