terça-feira, 15 de setembro de 2015

Série: Parábolas - "De que Evangelho estamos falando?"


Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. (Mat 7:6-27)

E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ao que ele lhes respondeu: Esforçai-vos  por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e reclinar-se-ão à mesa no reino de Deus. Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos. (Luc 13:23-30)


Tem gente que quer e tem gente que não quer!
Muitas vezes sofremos por pessoas que conhecemos e que admiramos e amamos e que não querem nada com Deus, enquanto muitas vezes olhamos para pessoas simples, humildes, de pouca instrução, que falam palavras erradas, e não damos importância, mas, algumas pessoas destas servem O Senhor e se importam com A Sua Vontade. Estas últimas que se importam com Deus, serão coroados pelo Eterno, enquanto algumas pessoas que valorizamos tanto vão para o Inferno.

Deus não obriga as pessoas a servi-lo. É uma opção. Nós sofremos porque queremos que na marra alguns permaneçam. Deus não faz isso. Ele deixa as pessoas livres e as muitas parábolas que tratamos nestes textos de Mateus e Lucas, falam disto.

Há pessoas que desprezam as riquezas da revelação, da misericórdia, da compaixão de Deus dando as preciosidades do Pai para pessoas que comparadas na Parábola a “Cães” e ‘Porcos”, não estão interessadas. Desprezarão as riquezas da parte de Deus, e ainda se voltarão contra os que queriam lhe dar tais jóias, porque estão interessados em outras coisas e não NO EVANGELHO.

Jesus explica que DEUS QUE É BOM, e simplesmente dará as melhores coisas “AOS QUE LHE PEDIREM”. A pessoa precisa querer! E basta ela pedir como FILHO, que Ele lhe dará. Não adianta fazer a criança querer comer à força, na hora que ela estiver realmente com fome ela pedirá e O Pai lhe dará o que comer.
Não adianta enfiarmos a pessoa no Tanque do Batismo, obrigarmos a pessoa a repetir uma oração; usarmos um método e estratégias para que as pessoas se sintam bem em nosso meio, pois se não forem FILHOS, serão PORCOS E CÃES... a quem estamos lançando pérolas, que serão pisadas? Quem nos está ouvindo e ainda se comportando desta maneira, levantando-se contra nós?

Nestas parábolas, parece que Jesus estava ministrando aos apóstolos em especial e à nós que nesta geração, sentimos sobre nossos ombros a comissão de proclamar O Evangelho do Reino de Deus. Infelizmente alguns não vão querer! Outros, não vão valorizar ainda, talvez no futuro valorizem, talvez não haja mais futuro, mas, como devemos nos comportar?
Há quem tendo a oportunidade de compartilhar das dádivas de Deus, mas, no entanto, não se identifica com O Cristo, quem deu a vida por suas ovelhas. Tais pessoas, não estão interessadas verdadeiramente nas pessoas, mas, no que as pessoas podem fazer por elas e como usar as pessoas para o seus próprios interesses.

Duro? Mas, pense! Porque alguém perderia o seu tempo em ser um LOBO no meio de ovelhas? Porque alguém gastaria tempo no meio cristão, se não está de fato motivado por Deus para expandir O Reino de Céus? Porque isso pode ser lucrativo! Porque podem haver muitos outros interesses do que pregar O Evangelho e encher os Céus, esvaziando o Inferno!

Claro que podemos entender, que pessoas enganadas, podem estar enganando, mas, a Oportunidade é dada a todos... E quem vai EDIFICAR sobre a Rocha, ou na areia são as pessoas. Todos tem as duas oportunidades, de OUVIR E OBEDECER (Casa sobre a Rocha), ou de ouvir e não obedecer (Casa sobre a areia). AS TEMPESTADES DA VIDA VIRÃO!!!!!!!

Há os que se acham bonzinhos e vão jogar pérolas aos porcos e aos cães; há os que são lobos devoradores e que vão disfarçados de ovelhas, estraçalhar o rebanho. Há os que falarão e serão a Boca de Deus e não serão ouvidos pelas pessoas, mas, há os que conhecem a Porta Estreita e o Caminho estreito, mas, não vão passar por eles, e serão exemplos para outros miseráveis que por tais exemplos também edificarão suas casas, mas, o farão sobre a Areia e então virão as tempestades... Sempre, na vida de todas as pessoas virão tempestades...

Que triste quando vemos pessoas queridas, cujas casas não foram edificadas sobre a Rocha, porque vemos Casas abaladas ruindo, enquanto, em outras situações por mais terríveis que sejam os ventos fortes, as chuvas e terríveis as enxurradas, as Casas edificadas sobre a Rocha, permanecem para sempre. QUE TIPO DE EVANGELHO VOCÊ TEM PREGADO? QUE TIPO DE EVANGELHO VOCÊ TEM CRIDO? POR QUAL PORTA VOCÊ TEM CONDUZIDO PESSOAS QUE TE FORAM CONFIADAS?
                                                                                                                                               
O que pode ser abalado será abalado! O que não pode ser abalado não será abalado! Mas as Tempestades, os Ventos e as Águas virão!

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA! (ISSO É UMA ORDEM!)

Se você não fizer isso, haverá um dia em que vai querer entrar e não haverá mais tempo, não terá mais oportunidade! Sabe porque num determinado tempo alguém vai desejar entrar pela porta e percorrer o CAMINHO ESTREITO? Porque esta pessoa sabe que este caminho existe!

Hoje em dia há um hábito que tem crescido muito no meio dos cristãos no Brasil, isto é apenas um exemplo:

Em países europeus, ou em Israel por exemplo é muito comum as pessoas beberem vinho nas refeições e em outros lugares até cerveja. Algumas das destilarias de cerveja mais famosas do mundo, pertencem ao Vaticano.
Há uma crescente busca de cristãos no Brasil pelo hábito de trazer o Vinho para suas refeições como um prazer glamuroso que é conhecer as diversas qualidades de uvas, as safras, os buques, etc.... Além de demonstrar um pedantismo insuportável, os “chatos do vinho”, pessoas que ontem não bebiam e agora estão se apegando ao fato da Bíblia condenar a EMBRIAGUÊS, e não O Beber  vinho ou outras bebidas alcoólicas, (As destiladas ou misturadas tem o seu consumo condenado na Palavra de Deus, mas, não o vinho).
Tais pessoas porém se esquecem do que a Bíblia diz: “QUANDO O VINHO SE MOSTRA VERMELHO NO COPO”, quando a bebida parece uma fuga, um refúgio, um aliado, um amigo.... O Final é a “MORDIDA DE UMA SERPENTE!”. Talvez quem bebe, não julgue ser errado o beber, mas, PELOS FRUTOS SEREMOS CONHECIDOS...

Um pileque, joga por terra mil palavras... Alguém que te vê beber e se sente à vontade para isso, quando passar por uma crise na vida (por uma tempestade), poderá ter a sua vida firmada na areia DO TEU TESTEMUNHO e não na ROCHA DA PALAVRA DE DEUS, e sabe o que vai acontecer?
Esta casa vai ruir!!!

Pode ser a casa do teu filho;
Pode ser a casa do teu irmão;
Pode ser a casa do teu amigo;
Pode ser a tua própria casa.

Escolher A Porta Estreita é escolher a Vida, é Firmar a Casa sobre a Rocha, é Identificar-se com Jesus (A Porta das ovelhas), é ter um Testemunho que fale mais do que as palavras. Palavra que serão respaldadas pelos FRUTOS.... Coisas que fluírem de você testemunharão do Senhor, honrarão a Deus...

Enquanto alguns jogam pérolas aos porcos, outros podem estar expulsando demônios, curando enfermos pregando o Evangelho (mas, vivendo no Caminho Largo que vai para a Perdição); Naquele dia, por saber qual é A Porta estreita e o Caminho vão procura-los, mas, será tarde demais. Que terrível conhecer a Verdade, mas, não permitir que a VERDADE te liberte! Não porque a Verdade não tenha tal poder, mas, porque você amou mais esta vida de pecados e detestou a Vida que Jesus Cristo te deu na Cruz do Calvário. A Sua Vida entregue na Cruz por amor de nós.

Duro? Não se importe! São só parábolas! Apenas estórinhas...

Uma profunda revelação de Deus? Sim, para os filhos, para os discípulos, as coisas ocultas dos sábios segundo este século, foram reveladas aos pequeninos, pois aos filhos, aos discípulos, Jesus explicava todas as coisas....

Há alguém que se pergunte: Estas parábolas não são para todas as pessoas, são só para os pastores, para os ministros de Deus nas igrejas; foram para os primeiros Apóstolos e para os pais da Igreja que Jesus disse todas estas coisas... Lembrem-se: “Um Reino de Sacerdotes”, este sempre foi O Desejo do Pai. Muitos que tiveram a honra, a oportunidade de serem levantados por Deus, cheios do Espírito Santo, pra fazerem O Nome do Nosso Deus conhecido, por não ter ouvido os conselhos de Jesus, naufragaram em seus ministérios...

Alguns que ninguém daria a menor credibilidade, estão sendo chamados... O que para muitos é a escória do Mundo, viram em Cristo a oportunidade de fazer as suas vidas valerem à pena... Tais pessoas que no passado podiam ser vistas como cães e porcos, no entanto, desejaram tornar-se filhos, decidiram entrar pela Porta Estreita e andar pelo Caminho Estreito; decidiram firmar suas Casas sobre a ROCHA INABALÁVEL que é Cristo, tais pessoas permitiram que suas iniquidades fossem perdoadas e então foram purificadas pelo Sangue do Cordeiro.... estes que eram os últimos, os desprezíveis, a escória, poderão um dia reclinar-se à Mesa do Pai, no Reino dos Céus...

Quando alguns que tiveram a honra de serem os primeiros, os notáveis, os famosos, os importantes, virem Abraão, Isaque e Jacó, junto com os profetas e alguns dos que eram os últimos serem contados como os primeiros... vão dizer: O QUE FOI QUE EU FIZ? Ali haverá choro e ranger de dentes!

“Quem se subirá ao Monte do SENHOR? Quem permanecerá no Seu Santo Lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração... Tal é a geração dos que buscam, daqueles que buscam a FACE DO DEUS DE JACÓ” – Salmo 24.

Há tranbiqueiros como Jacó, que buscarão a face do Deus que transforma vidas e que pode de um Enganador gerar um Príncipe de Deus...

Santo, não é o que não peca, é o que quando confrontado se arrepende e muda!

Edifique sua Casa sobre a Rocha... Ainda é tempo!

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário