terça-feira, 8 de setembro de 2015

Série: Parábolas - "Deus e O Pão nosso de cada dia"



Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamom). Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mat 6:24-34)

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. (Luc 12:16-31)
Dizia Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens. Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo. Disse, pois, o mordomo consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Agora sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? Respondeu ele: Cem cados de azeite. Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta. Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta. E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz. Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, o há de odiar a um e amar ao outro, o há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamom). (Luc 16:1-13)
  
Percebemos com clareza pela quantidade de Parábolas que Jesus dedicou para falar àquela geração sobre o confronto que há entre esta Potestade Maligna, conhecida como Mamom, o deus das riquezas, e a influência que ele exerce nos seres humanos, levando-os a entesourar para sua própria ruína, a lutarem, trabalharem como escravos para adquirirem as riquezas que serão disputadas por seus sucessores, ou prenderem-se em dívidas por toda a vida, para possuir as mesmas coisas que possuem aqueles que o servem.
Jesus deixa claro que há um confronto de adoração aí; um confronto de adoradores, um confronto de reinos... Não é possível servir ao Eterno, Criador dos Céus e da Terra e servir a esta Potestade Maligna, que está debaixo do poder de Satanás.
Como ficou claro quando tratamos sobre os TESOUROS, percebemos que alguém que tenha um Tesouro neste reino, o reino de Mamom, (lembre-se que Satanás disse a Jesus na tentação: “Se prostrado me adorares, te darei todos os reinos deste mundo”, ele falava de algo real, algo que ele tinha a Posse, pois o ser humano com o pecado lhe entregou), terá neste TESOURO, o seu coração, e não dá pra querer O Reino de Deus, tendo o coração no reino das trevas.

Jesus ainda neste assunto, explica cuidadosamente, adverte de forma clara que coisas como o alimento e o que vestir, Ele sempre dará para os que são Dele. Era exatamente isso que Adão e Eva possuíam no Jardim do Éden. Eles tinham tudo o que lhes era necessário para viver. A tentação os levou a querer o que Deus disse que lhes seria motivo de morte, morte eterna, e eles ainda assim desejaram e a alcançaram. Para a geração que viu Jesus, o confronto foi com a mesma questão.

Hoje ainda é!

Ser como as outras nações da Terra; Ter reis como todas as nações possuem, foi o que disse o povo de Deus, nos dias de Samuel, desprezando O Eterno, para serem como os outros povos. Possuir, não importando “COMO”, o que todo mundo tem e usando textos bíblicos do tipo “se me ouvirdes comereis o MELHOR desta Terra”, para justificar pela Palavra de Deus o culto a Mamom, e o desejo de ser como todos os povos que possuem as RIQUEZAS deste mundo.

Jesus usa de parábolas para mostrar como são corações presos pelo deus das riquezas, pessoas que possuem muito, e nem tem como guardar tudo o que possuem, mas, fazem planos para ampliar seus TESOUROS, seus estoques, seus cofres, para poderem dizer a si mesmos: “Tenho o bastante! Posso folgar! Adquiri minha total estabilidade! Conquistei minha independência financeira!”

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA? Não é o oposto, de orar todos os dias: “Dá-nos O Pão nosso de cada dia”? – A TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS, e do básico para que possamos viver? Há em algum lugar na Palavra de Deus que diz: “Vocês precisam orar como Jesus lhes ensinou, até serem aprovados e então poderem ir para o Plano PREMIUM do Reino de Deus, para poder pedir além do tal do Pão Nosso também os carros importados e as grandes mansões.... Há algo assim?

Jesus diz na parábola, que na mesma noite que aquele homem sonhava com sua independência financeira, Deus lhe disse: “Tolo, hoje pedirei a tua alma”, tudo o que o homem edificar para Mamom, ficará para ele... Na verdade está escrito na Bíblia, que ainda haverá um momento que todos os ímpios estão entesourando para os servos de Deus, porque os reinos deste mundo passarão e serão de Deus e do Seu Cristo! ALELUIA!!!!!! E “Ainda outra vez se verá a diferença daquele que serve a Deus, e daquele que não o serve”, em outras palavras, o que serve a Deus, e o que serve a Mamom.
Nesta guerra de adoração, nesta guerra de reinos, DEUS JÁ PREVALECEU, contra as trevas, quando Jesus triunfou sobre Satanás e todos os demônios, expondo-os à vergonha na Cruz do Calvário. Esta batalha já foi ganha! Jesus, já disse a Satanás: “SÓ AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS E SÓ A ELE PRESTARÁS CULTO!!!!” Jesus já venceu por nós, Deus quer que nós O Seu povo seja livre!

Há uma guerra e Cristo, quer que passemos para o lado Dele, porque Ele é O Vencedor desta Guerra, Ele quer que manifestemos agora para os principados e potestades deste mundo tenebroso, a vitória que Ele conquistou para nós na Cruz do Calvário, vivendo para Ele, e mostrando que não somos deste mundo, não estamos sujeitos às regras deste mundo, ao padrão deste mundo, ao príncipe deste século, que cegou o entendimento dos incrédulos.

Jesus conta a parábola de um mordomo infiel (figura de Adão, figura do ser humano em pecado), que sendo destituído de sua posição, por sua infidelidade, busca através de engano, o favor de pessoas já que ele não gozará mais dos benefícios de ser Mordomo do Senhor da Terra. Este Mordomo infiel, busca com favores conseguidos de forma ilícita, ganhar a simpatia, para que os favorecidos, o ajudem quando não mais puder contar com O SEU SENHOR. Jesus diz, ironicamente incentivando que as pessoas ganhem mesmo muitos amigos através de riquezas ilícitas, para que estes possam recebe-los, futuramente nos “TABERNÁCULOS ETERNOS”. Impossível!

O Culto ao Nosso Deus é incompatível com o culto às riquezas, o culto a Mamom. A fidelidade no pouco, a fidelidade ao que não é nosso (somos mordomos), abrirá as portas para O MUITO (Segundo Deus), O QUE É NOSSO, o que Deus sonhou para nós, e que muitas vezes não possuímos porque nos emaranhamos na teia de Mamom, e nos fazemos incapazes de receber do Eterno.

A Palavra de Deus possui uma história que ocorreu nos dias do Rei Ezequias, ele possuía um Mordomo chamado Sebna (palavra que quer dizer: Alguém que foi trazido para uma Terra), figura de Adão que foi criado pelas mãos de Deus e foi colocado no Jardim que Deus plantara no Éden, para que Ele cultivasse o Jardim e o guardasse. Este Sebna foi infiel, e Deus através do Profeta Isaias, disse que o destituiria, e que levantaria um outro Mordomo chamado Eliaquim (Nome que quer dizer: O Meu Deus levantará), filho de Hilquias (Nome que quer dizer: A Minha porção é Deus), e este receberia nos seus ombros as Chaves da Casa de David, e o que este Novo Mordomo abrisse ninguém fecharia e o que ele fechasse, ninguém abriria... ESTE É JESUS CRISTO DE NAZARÉ!

“Assim diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos: Anda, vai ter com esse administrador, com Sebna, o mordomo, e pergunta-lhe:  Que é que tens aqui?... Eis que como homem forte o SENHOR te arrojará violentamente; agarrar-te-á com firmeza,  enrolar-te-á num invólucro e te fará rolar como uma bola para terra espaçosa; ali morrerás, e ali acabarão os carros da tua glória, ó tu, vergonha da casa do teu senhor.  Eu te lançarei fora do teu posto, e serás derribado da tua posição.  Naquele dia, chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias,  vesti-lo-ei da tua túnica, cingi-lo-ei com a tua faixa e lhe entregarei nas mãos o teu poder, e ele será como pai para os moradores de Jerusalém e para a casa de Judá.  Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá.” (Isaías 22:15-22 RA)

Destitua, O Sebna da tua vida! A tua natureza carnal, pecaminosa, tendenciosa pela sujeira da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Deixe de lutar pelo que perece, pelo que é etéreo, pelo que pode ser roubado, por coisas que são eternas, por Tesouros acumulados nos Céus, alegre-se com O Teu Pão, por este deserto, não reclame de comer o mesmo MANAH, por 40 anos, porque Deus quer que você possua a Terra Prometida e coma dos frutos da Terra, mas, o que há de Egito em você, o que há do mundo em você, o que há de Mamom em você, precisa ficar no deserto... Você precisa ser parte do remanescente que não nasceu para morrer neste deserto, pois amou mais o Mundo e por isso será destruído com ele, mas, amou mais O Reino do Nosso Deus e do seu Cristo, e por tanto, REINARÁ EM VIDA COM ELE.

Clame ao Nosso Deus por libertação! Clame ao Teu Deus, reconheça teus erros, confesse teus pecados, você não vai parar de trabalhar, mas, você vai mudar de PATRÃO. Este teu emprego aí, na Empresa Mamom´s Hell, está com os dias contados...  Rejeite a promoção que ele te oferecerá para você ficar! Saia! E venha trabalhar para o Teu Pai, que nunca deixará faltar o teu pão, que sabe de todas as coisas que você precisa. Confie Nele! Volte a dormir como quando você era criança embalado por teus pais que te davam colo, leitinho quente e que te faziam crer que tudo o que você precisava te seria dado, porque você estava no colo de teus pais...

PAI NOSSO QUE ESTÁ NOS CÉUS! SANTIFICADO SEJA O TEU NOME! VENHA O TEU REINO PAI E SEJA FEITA A TUA VONTADE SENHOR, ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS! O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE E PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES. NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, E LIVRA-NOS DO MAL... POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA! PARA SEMPRE AMÉM!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário