terça-feira, 24 de novembro de 2015

Série: Parábolas - "A Fonte e as comportas"



​“Passadas estas coisas, Jesus andava pela Galiléia, porque não desejava percorrer a Judéia, visto que os judeus procuravam matá-lo. Ora, a festa dos judeus, chamada de Festa dos Tabernáculos, estava próxima. Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente. Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más. Subi vós outros à festa; eu, por enquanto, não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido. Disse-lhes Jesus estas coisas e continuou na Galiléia.
Mas, depois que seus irmãos subiram para a festa, então, subiu ele também, não publicamente, mas em oculto. Ora, os judeus o procuravam na festa e perguntavam: Onde estará ele? E havia grande murmuração a seu respeito entre as multidões. Uns diziam: Ele é bom. E outros: Não, antes, engana o povo. Entretanto, ninguém falava dele abertamente, por ter medo dos judeus.
Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava. Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado? Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça. Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar-me? Respondeu a multidão: Tens demônio. Quem é que procura matar-te? Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais. Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem. E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem? Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
Diziam alguns de Jerusalém: Não é este aquele a quem procuram matar? Eis que ele fala abertamente, e nada lhe dizem. Porventura, reconhecem verdadeiramente as autoridades que este é, de fato, o Cristo? Nós, todavia, sabemos donde este é; quando, porém, vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é. Jesus, pois, enquanto ensinava no templo, clamou, dizendo: Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde eu sou; e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis. Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado. Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora. E, contudo, muitos de entre a multidão creram nele e diziam: Quando vier o Cristo, fará, porventura, maiores sinais do que este homem tem feito? Os fariseus, ouvindo a multidão murmurar estas coisas a respeito dele, juntamente com os principais sacerdotes enviaram guardas para o prenderem. Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou. Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir. Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá este que não o possamos achar? Irá, porventura, para a Dispersão entre os gregos, com o fim de os ensinar? Que significa, de fato, o que ele diz: Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir?
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. Então, os que dentre o povo tinham ouvido estas palavras diziam: Este é verdadeiramente o profeta; outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galiléia? Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, donde era Davi? Assim, houve uma dissensão entre o povo por causa dele; alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.
Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem. Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Será que também vós fostes enganados? Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus? Quanto a esta plebe que nada sabe da lei, é maldita. Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? Responderam eles: Dar-se-á o caso de que também tu és da Galiléia? Examina e verás que da Galiléia não se levanta profeta. E cada um foi para sua casa.  (Jo.7: 1 a 53)

De novo Jesus é ridicularizado por seus irmãos, que não criam nele, e pelos religiosos que o odiavam. É incrível, o desapego de Jesus à Publicidade, enquanto nós nas redes sociais, fazemos de tudo para sermos vistos, ficarmos conhecidos, sermos notados, Jesus curava pessoas e dizia para elas não contarem para ninguém o que Ele havia realizado; Ele falava para as pessoas não dizerem que ele era o Messias; Ele repreendia os demônios que reconheciam quem Ele era... Tão diferente de nós.
Há alguns anos atrás, surgiu na igreja de Cristo a utilização do Marketing e técnicas empresariais que fizeram a Igreja de Cristo conhecida (falo da nossa realidade aqui no Brasil), e os cristãos menos extraterrestres, porque passamos a vestir a mesma roupa das pessoas, a usar jóias caras, e a aparecer nas revistas e jornais. É curioso, que nas mesmas mídias que a Igreja apareceu ela foi envergonhada e tem sido, com escândalos terríveis cada vez mais, por conta de uma escravidão da Fama que tanto buscamos.
Jesus é a Festa dos Tabernáculos, Ele é O Emanuel! Não há razão pra celebrar, se não pelo fato do Eterno ter protegido seu povo por 40 anos no deserto, enquanto habitavam em Cabanas (tabernáculos), pois tinha entre eles, no meio deles, O Santuário de Deus, para que O Eterno, pudesse habitar no meio de seu povo. Pois aquele Santuário, tornou-se carne, e enquanto os irmãos de Jesus zombavam dele, dizendo para que Ele fosse para a Judéia e deixasse a Galiléia onde ele exercia seu ministério e eles moravam, Jesus não se movia por sua opinião, por sua vergonha, por sua zombaria, ele sabia O TEMPO DA MANIFESTAÇÃO DE DEUS SOBRE SUA VIDA.
Há pessoas que querem isso a qualquer custo. Há pessoas que se esforçam para aparecer, para serem conhecidos, para que os outros saibam o que ele sabe, quanto conhecimento possui... Pessoas assim são facilmente notadas, pois aparentemente realmente possuem algo de especial, e por isso se esforçam tanto para aparecer... Mas, não é esse o Caminho, o jeito, a maneira, que Deus tem para os seus...
Jesus, quietinho, sozinho, sem alarde sobe para Jerusalém também para a Festa de Tabernáculos, sua última Festa de Tabernáculos, no ano seguinte, na Páscoa ele seria crucificado e depois de sua Ressurreição ele voltaria aos Céus, para que só depois cerca de dois mil anos, novamente pudesse se reunir ao seu povo e pessoas de todos os povos e raças e tribos, línguas e nações, para durante todo o seu governo no milênio celebrar e ser Adorado em Tabernáculos.
Jesus vai ao Templo e passa a ensinar, ele era já um homem famoso por conta das histórias que contavam dele, mas, havia muita dúvida sobre A Palavra e muitas dúvidas ou desconhecimento sobre quem realmente era. Alguns não sabiam que ele era um BEN DAVID (Um filho de David), que ele como primogênito de José, tinha O Direito à Coroa de Israel; Alguns não sabiam que Ele tinha nascido em Betlehem (conforme a Profecia de Miquéias 5); Alguns não sabiam que na Galiléia dos Gentios, terra obscurecida, entre as terras de Zebulom e Naftali, O Messias iniciaria O Seu Ministério; mas, todos viam os milagres que Jesus realizava; Todos ouviam as Palavras que ensinava e ficavam maravilhados, mas, neste Oceano de informação e desinformação, eles todos tinham uma ideia do que gostariam que acontecesse quando o Messias se manifestasse.
Eles sofriam com os altos impostos romanos, com a opressão de um governo que lhes tirava a individualidade como nação, já que o povo judeu por característica própria sempre foi um povo diferente e separado de todos os outros povos, por Deus mesmo, por sua Lei e promessas. O povo na glória do passado, nas histórias de David e Salomão, Moisés e Samuel, sonhavam com um Messias, poderoso que viriam para fazer de Israel a nação mais poderosa do mundo. Assim como eles buscavam o pão que Jesus multiplicava, enquanto Jesus queria dar-lhes O Pão da Vida. Eles buscavam um Messias para um reino terreno, Jesus, O Rei do Reino, veio para manifestar a cada um deles e de nós, um Reino Eterno, um Reino que hoje invisível, pois está dentro de nós, há de manifestar-se de forma visível ainda, mas, para aqueles que estão Nele, este Reino já está manifesto...
João, o Apóstolo, o discípulo amado, parece que em cada um de seus escritos, faz questão de apontar para esta circunstância de Jesus estar sempre falando de coisas espirituais, enquanto as pessoas estão querendo (água, pão, um libertador, um rei, um homem... coisas humanas, coisas que são perecíveis, que se desgastam, cosias temporais, coisas deste tempo)... MAS, JESUS DISSE: O Meu tempo ainda não chegou!
Enquanto muitos estão presos no relógio ou no calendário, ansiosos, sem dormir direito e sem comer, porque o tempo voa, porque já estamos num novo ano, e este ano já está novamente terminando, O Tempo de Deus, A ETERNIDADE, O SEMPRE, O SHABAT, O REINO, ainda não se manifestou, ao mesmo tempo este Tempo está onde Jesus está; Ele é O Rei do Reino, O Senhor do Shabat; O Nosso Pai na Eternidade...
No último dia, O Grande dia da Festa!
Do lado sul do Monte Moriah, há uma Fonte conhecida desde a antiguidade chamada GUIHON (Gion), e historicamente esta sempre foi a Fonte de Vida para a cidade de Jerusalém, desde os antepassados jebuseus que dominaram aquele lugar.
Como a Fonte ficava fora da cidade, num momento em que Senaqueribe, rei da Síria veio contra Jerusalém, o rei Ezequias, deu ordens para que se escavasse um túnel que levasse água da Fonte do Guihon para dentro da cidade. O depósito de águas abastecido continuamente pela Fonte chamou-se Tanque de Siloé (O Tanque do Enviado, do Apóstolo). Ainda hoje se pode passar pelo túnel esculpido na Rocha, que mostra quanto trabalho se dá pra salvar um povo.
Era um costume dos sacerdotes, na Festa de Tabernáculos, oferecerem a Deus, no último dia da Festa uma Oferta de Libação (Oferta Líquida), e a Água do Tanque de Siloé era ofertada, no Altar do Sacrifício ao Nosso Deus. No primeiro dia da Festa uma grande procissão ao Som dos Shofares, conduziam os Sacerdotes com o Jarro de água do Tanque do Apóstolo.
No último dia, O Grande dia da Festa, Jesus, está ao lado do Tanque do Apóstolo, ao lado do Tanque de Siloé, (Alguns comentaristas bíblicos citam ser este o lugar desta declaração sobre O Espírito Santo), e ali, Jesus conta uma parábola acerca do Espírito Santo que ainda não havia descido sobre os homens.
A primeira e mais óbvia pergunta é: Se Jesus queria falar sobre O Espírito Santo, e sobre o derramar do Espírito, porque Ele não falou disto numa Festa de Pentecostes? Será que Ele se esqueceu, e só lembrou desta importante verdade em Tabernáculos? Ou será que o que aconteceu em Pentecostes é apenas uma parte do que Deus completará em Tabernáculos, num tempo que está tão próximo que até o podemos perceber, tempo em que Jesus Cristo, reinará sobre todas as nações da Terra desde Jerusalém, a Cidade do Grande Rei.
Jesus ensina um princípio incrível: Aquele que beber Dele, se transforma numa Fonte como ele é!
Jesus ofereceu Águas Vivas à Mulher Samaritana, no Tanque que Jacó cavara, agora Jesus oferece às pessoas Águas, mas, a Fonte não é natural, Ele é a Fonte! “Uma fonte que jorra pra vida Eterna”, “do seu interior fluirão rios de águas vivas”... UMA FONTE DE ÁGUA VIVA QUE JORRA PRA VIDA ETERNA”.
Quem já teve a oportunidade de passar (se a pessoa é alta dobrado pelo estreito túnel de cerca de 600 metros, com 1,60 metros de altura, absolutamente escuro, absolutamente claustrofóbico, que foi cavado nos dias de Ezequias para salvar a cidade de Jerusalém do ataque de Senaqueribe, lembra-se que a única coisa que permite que este passeio não seja insuportável é a água fresca que passa em momentos na altura de nossas coxas, outros na altura dos nossos pés... As águas fluem da Fonte do Guihon, para o Tanque de Siloé... Há três mil anos esta água está ali fluindo.
O apóstolo João destaca em seus escritos, inúmeras vezes Jesus apontando que O Pai, o havia ENVIADO, que Ele era O Apóstolo do Pai. O Tanque do Apóstolo, cujas Águas fluem de uma Fonte que jorra água perpetuamente... Ao lado daquela Fonte, outrora esteve O Tabernáculo de David, ali, reis foram ungidos, Deus foi exaltado tantas vezes, ao Lado da Fonte...
Jesus se apresenta como a Fonte. Quem beber da Fonte que é Ele, se torna uma Fonte que vai jorrar pra vida eterna, uma Fonte de Água viva.
O Apóstolo do Pai, oferecendo um suprimento de Água aos Apóstolos do Cordeiro; à Igreja que nascia Apostólica, a todos quanto cressem ser Ele A Fonte de Água Viva.
Há um princípio ai, que só pode ser experimentado por Fé: Se você provou de Cristo, você se transformou numa Fonte Dele. Se pela Fé, entendermos esta realidade, vamos com muita ousadia, nos lembrar que fomos tocados em diversas áreas de nossas vidas, quando nos entregamos ao Senhor, e nestas áreas, Deus realizou verdadeiros milagres... Portanto se pela Fé discernimos isso, temos coragem, para cavar um túnel nesta Rocha, para levar água da Fonte que é Cristo, para que haja suprimento de Água na Cidade onde tantas pessoas esperam que não pereçam, nas adversidades, nas lutas, nas dificuldades, nos cercos que muitas vezes padecemos em nossas vidas, de enfermidades, de crises financeiras, de problemas familiares e de relacionamentos...
Além de ser Salvo, e ter se tornado como uma Comporta, que se aberta, escancarada, jorrará para a Vida Eterna a mesma Salvação  que te alcançou.... O que mais? Deus te currou em alguma área de tua vida, física ou emocionalmente? Aleluia, você transformou-se numa Fonte de Cura... Abra as comportas, cave na Rocha, supra este mundo carente de Cura...
Deus te restaurou em alguma área de tua vida, como no teu casamento por exemplo... Aleluia! Você transformou-se numa Fonte de Restauração de Vidas, de famílias, de casamentos, de relacionamentos... Abra as comportas, escave a Rocha, deixa as águas fluírem... Só você pode impedir que fluam...
Jesus falava do Espírito Santo que haveria de vir e de se manifestar. Se em Pentecostes Deus derramou algo tão poderoso que influencia a Igreja até hoje... Se aquilo era só parte, O que será O Grande Derramar que Deus está para trazer a este Mundo?
Se no último dia da Festa de Tabernáculos os Sacerdotes derramavam a Água do Tanque de Siloé, sobre O Altar de Deus que estava no Templo, hoje O Apóstolo do Pai, O Sacerdote da Nossa Confissão, O Sumo Sacerdote da Nossa Fé, está Ele mesmo derramando da Sua Água Viva, sobre os Altares que são os nossos corações...
Me lembro daquela canção que diz:

“Aqui estou de pé em tua Presença esperando tua Glória descer...
Na Plenitude do Teu Espírito, vem com Tua Glória Shekinah...”



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário